PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: FERNANDA MARABELLY DE OLIVEIRA VERAS

DISCENTE: FERNANDA MARABELLY DE OLIVEIRA VERAS
DATA: 09/02/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: A RELEVÂNCIA DA VALÊNCIA AFETIVA NO ACESSO LEXICAL DE PALAVRAS ISOLADAS EM PORTUGUÊS BRASILEIRO: UMA PERSPECTIVA MULTIDISCIPLINAR
PALAVRAS-CHAVES: Valência; Acesso lexical; Tarefa de decisão lexical.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A nossa capacidade linguística é fortemente vinculada aos mecanismos de nossa memória de longo prazo. O léxico mental funciona como um desses mecanismos especializados em armazenar grande parte dos conhecimentos linguísticos. Evidentemente, a compreensão sobre a formação do léxico e o acesso ao seu banco de dados linguísticos são tarefas complexas devido à integração de variáveis intrínsecas ao indivíduo falante e relacionadas com a própria arquitetura da linguagem (redes neurais, funções executivas, nível de instrução), bem como de variáveis intrínsecas às palavras (propriedades lexicais, ortográficas e morfológicas), entre as quais podemos citar a frequência lexical, número de letras, sílabas e classe gramatical, características extensamente avaliadas quanto ao seu impacto sobre o acesso eficaz ao léxico mental. Entretanto, os componentes de uma língua (palavras) podem transmitir informações que estão atreladas a valores afetivos (valência) para o indivíduo (aspecto fundamental da experiência humana e estreitamente ligado à cognição), capazes de evocar emoções as quais influenciam processos cognitivos e comportamentais. Embora inúmeros modelos busquem explicar a formação e o acesso lexical, ainda não está claro como o valor afetivo de uma palavra interfere nesse processo. Diante disso, o objetivo principal deste estudo foi avaliar em que medida a valência e sua interação com as propriedades lexicais e morfológicas, influenciam no processamento linguístico de palavras isoladas no Português Brasileiro (PB). Para isso, o estudo foi conduzido em três etapas: i) tradução de um banco de palavras para o PB a partir de léxicos emocionais estrangeiros; ii) a validação das palavras traduzidas, por meio do julgamento da valência e excitabilidade, contribuindo para o desenvolvimento de um mini léxico do PB contendo as métricas mencionadas; e iii) a realização de um experimento de Tarefa de Decisão Lexical, cujos estímulos foram palavras provenientes da segunda etapa. Os resultados obtidos indicam que a avaliação da valência da palavra ocorre em segundo plano. Ou seja, a sua interferência nos tempos de reação estaria associada às operações e combinações entre as facilitações e lentificações decorrentes das características lexicais e ortográficas. Além disso, essa influência se torna mais significativa à medida que a seleção da resposta perde sua automação e se torna um processo mais consciente, manifestando-se especialmente para palavras classificadas como verbos e de valor negativo. Portanto, novos estudos no PB são encorajados a incluir o valor emocional da palavra como um fator determinante e capaz de influenciar o reconhecimento e acesso lexical.
Externo à Instituição - ALLAN PABLO DO NASCIMENTO LAMEIRA
Presidente - 2295131 - JAN EDSON RODRIGUES LEITE