PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: DARCIJANE DOS SANTOS NUNES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DARCIJANE DOS SANTOS NUNES
DATA: 28/02/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: POR UMA ESTILÍSTICA DIALÓGICA: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO ENGLISH VIBES FOR BRAZILIAN LEARNERS SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
PALAVRAS-CHAVES: Livro didático de língua inglesa. Gêneros do discurso. Estilística dialógica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: RESUMO O presente estudo visa analisar o tratamento dado aos elementos estilísticos da língua por parte do (s) autor (es) do livro didático doravante LD, de língua inglesa English vibes for Brazilian Learners nas atividades voltadas para leitura de gêneros discursivos, a saber: pintura artística, postagem em rede social, capa de revista e lista de dicas, presentes nas atividades de pré-leitura e leitura contidas nas seções “getting ready for part 1” e “Reading compreension” do referido LD, selecionados para compor o corpus desta pesquisa. A escolha por essas seções se dá pelo fato de o nosso foco ser nas atividades voltadas para a leitura de gêneros discursivos buscando vislumbrar como o autor do LD trata os aspectos estilísticos empreendidos na leitura dos gêneros, para então propormos uma abordagem de leitura pautada na estilística dialógica. Com vistas a delimitar o foco da nossa pesquisa, buscamos agrupar algumas formulações teóricas do Círculo sobre a estilística e, para tanto, selecionamos alguns escritos de Bakhtin que tratam explicitamente sobre o tema: Teoria do Romance I, A estilística – tradução de Paulo Bezerra (2015); Questões de Estilística no ensino de língua, tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólcova (2013); e, por último, Palavra na vida e palavra na poesia de Volóchinov (2019). Analisamos as obras citadas buscando sistematizar as ideias de Bakhtin no que concerne especificamente à estilística a fim de contribuir com a formulação de um aparato teórico para viabilizar uma forma didática para o leitor/ pesquisador da ADD que busca estudar de forma mais sistematizada a noção de estilística advinda dos escritos de Bakhtin e o Círculo. Após à formulação da estilística dialógica, buscamos trazer exemplos de aplicabilidade da teoria a partir de amostras de análises de gêneros do discurso presentes no livro didático English Vibes for brazilian Learners, selecionado como corpus desta pesquisa. Como referencial teórico, citamos alguns pesquisadores da área dos estudos do discurso de base bakhtiniana, tais como: Brait (2005;2006), Faraco (2009), Fiorin (2009), Puzzo (2017) entre outros estudiosos que corroboram as ideias de Bakhtin. Em relação ao percurso histórico sobre a Retórica e as estilísticas do século XX, referenciamos Aristóteles (2011), Martins (2000), Gérard Gennette (1966), Cohen (1975), Fiorin (2014), Puzzo (2017), Vossler (1963). Quanto ao tipo de encaminhamento metodológico para a realização da pesquisa, trilhamos o caminho da pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo-interpretativista, uma vez que a presente tese busca interpretar, de forma intersubjetiva, os significados construídos através do processo dinâmico de interação verbal entre os participantes do discurso, uma vez que buscamos analisar as escolhas estilísticas do autor do LD no tocante a ênfase dada ou não aos elementos estilísticos da língua na elaboração das atividades de leitura dos gêneros do discurso presentes no manual didático selecionado para análise do corpus. Procuramos demonstrar por meio da análise do corpus que apesar do autor do LD buscar trabalhar o gênero em sala de aula, porém a ênfase das questões é dada ao aspecto gramatical da língua, como vimos na questão do uso do imperativo. A proposta de elaboração das questões com base na estilística dialógica que trouxemos nas análises, contribuiu para conduzir o leitor a perceber as especificidades do gênero, as informações contextuais sobre o sujeito enunciador, o contexto situacional da enunciação, bem como evidenciar o imbricamento das materialidades verbovisual para se obter a compreensão total da enunciação.
Externo à Instituição - ELIETE CORREIA DOS SANTOS
Presidente - 1149362 - MARIA DE FATIMA ALMEIDA