PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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News
Banca de DEFESA: DARCIJANE DOS SANTOS NUNES
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DARCIJANE DOS SANTOS NUNES
DATA: 05/03/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Google Meet - https://meet.google.com/ysz-egxy-fch
TÍTULO: POR UMA ESTILÍSTICA DIALÓGICA: ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO ENGLISH VIBES FOR BRAZILIAN LEARNERS SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO
PALAVRAS-CHAVES: Livro didático de língua inglesa. Gêneros do discurso. Estilística dialógica.
PÁGINAS: 154
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: RESUMO
O presente estudo visa analisar o tratamento dado aos elementos estilísticos da língua
por parte do (s) autor (es) do livro didático doravante LD, de língua inglesa English vibes for
Brazilian Learners nas atividades voltadas para leitura de gêneros discursivos, a saber: pintura
artística, postagem em rede social, capa de revista e lista de dicas, presentes nas atividades de
pré-leitura e leitura contidas nas seções getting ready for part 1 e Reading compreension
do referido LD, selecionados para compor o corpus desta pesquisa. A escolha por essas seções
se dá pelo fato de o nosso foco ser nas atividades voltadas para a leitura de gêneros discursivos
buscando vislumbrar como o autor do LD trata os aspectos estilísticos empreendidos na leitura
dos gêneros, para então propormos uma abordagem de leitura pautada na estilística dialógica.
Com vistas a delimitar o foco da nossa pesquisa, buscamos agrupar algumas formulações
teóricas do Círculo sobre a estilística e, para tanto, selecionamos alguns escritos de Bakhtin que
tratam explicitamente sobre o tema: Teoria do Romance I, A estilística tradução de Paulo
Bezerra (2015); Questões de Estilística no ensino de língua, tradução de Sheila Grillo e
Ekaterina Vólcova (2013); e, por último, Palavra na vida e palavra na poesia de Volóchinov
(2019). Analisamos as obras citadas buscando sistematizar as ideias de Bakhtin no que
concerne especificamente à estilística a fim de contribuir com a formulação de um aparato
teórico para viabilizar uma forma didática para o leitor/ pesquisador da ADD que busca estudar
de forma mais sistematizada a noção de estilística advinda dos escritos de Bakhtin e o Círculo.
Após à formulação da estilística dialógica, buscamos trazer exemplos de aplicabilidade da
teoria a partir de amostras de análises de gêneros do discurso presentes no livro didático English
Vibes for brazilian Learners, selecionado como corpus desta pesquisa. Como referencial
teórico, citamos alguns pesquisadores da área dos estudos do discurso de base bakhtiniana, tais
como: Brait (2005;2006), Faraco (2009), Fiorin (2009), Puzzo (2017) entre outros estudiosos
que corroboram as ideias de Bakhtin. Em relação ao percurso histórico sobre a Retórica e as
estilísticas do século XX, referenciamos Aristóteles (2011), Martins (2000), Gérard Gennette
(1966), Cohen (1975), Fiorin (2014), Puzzo (2017), Vossler (1963). Quanto ao tipo de
encaminhamento metodológico para a realização da pesquisa, trilhamos o caminho da pesquisa
bibliográfica, de cunho qualitativo-interpretativista, uma vez que a presente tese busca
interpretar, de forma intersubjetiva, os significados construídos através do processo dinâmico
de interação verbal entre os participantes do discurso, uma vez que buscamos analisar as
escolhas estilísticas do autor do LD no tocante a ênfase dada ou não aos elementos estilísticos
da língua na elaboração das atividades de leitura dos gêneros do discurso presentes no manual
didático selecionado para análise do corpus. Procuramos demonstrar por meio da análise do
corpus que apesar do autor do LD buscar trabalhar o gênero em sala de aula, porém a ênfase
das questões é dada ao aspecto gramatical da língua, como vimos na questão do uso do
imperativo. A proposta de elaboração das questões com base na estilística dialógica que
trouxemos nas análises, contribuiu para conduzir o leitor a perceber as especificidades do
gênero, as informações contextuais sobre o sujeito enunciador, o contexto situacional da
enunciação, bem como evidenciar o imbricamento das materialidades verbovisual para se obter
a compreensão total da enunciação.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149362 - MARIA DE FATIMA ALMEIDA
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Interno - 2356333 - PEDRO FARIAS FRANCELINO
Externo ao Programa - 2193172 - ROSEANE BATISTA FEITOSA NICOLAU
Externo à Instituição - ELIETE CORREIA DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARIA VERONICA ANDRADE DA SILVEIRA EDMUNDSON