PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
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Banca de DEFESA: FERNANDA APARECIDA FERREIRA DE FREITAS
Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA APARECIDA FERREIRA DE FREITAS
DATA: 29/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 809 do Bloco Arnaldo Tavares
TÍTULO: Desenvolvimento da comunicação e linguagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista por meio de um método de Comunicação Aumentativa e Alternativa
PALAVRAS-CHAVES: Autismo; Linguagem; Comunicação; Socialização; Comunicação
Alternativa.
PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do
neurodesenvolvimento definido por uma condição neurobiológica caracterizada pela presença
de prejuízos severos e invasivos nas áreas da interação e comunicação social. Alguns indivíduos
com TEA necessitam de apoio de sistemas alternativos de comunicação para auxiliar na
interação e comunicação. A Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) promove
possibilidades comunicativas através da utilização integrada de símbolos, recursos, estratégias
e técnicas. Objetivos: descrever os efeitos da aplicação de um método de Comunicação
Aumentativa e Alternativa (DHACA) no desenvolvimento da linguagem de crianças com TEA.
Desta forma, se fez necessário analisar a estrutura e o funcionamento das habilidades
linguísticas de crianças com TEA antes e após a aplicação do método DHACA; avaliar os
efeitos do método DHACA sobre o repertório linguístico de crianças com TEA; verificar o
impacto do método DHACA na classificação de gravidade do TEA e identificar como o uso de
um método de Comunicação Aumentativa e Alternativa pode contribuir para que ocorram
interações verbais efetivas. Método: A amostra foi composta por 12 crianças com diagnóstico
do TEA que foram submetidas a 20 sessões de atendimento fonoaudiológico mediados pelo
método DHACA. A linguagem das crianças foi analisada em duas etapas, antes e após as
sessões de terapia fonoaudiológica. Foram utilizados três protocolos, o CARS (Childhood
Autism Rating Scale), o ATEC (Autism Treatment Evaluation Checklist), o qual foi aplicado
com os responsáveis das crianças e o ACOTEA-R (Protocolo de Avaliação da Comunicação
no Transtorno do Espectro do Autismo) que foi respondido pelos terapeutas. Os dados foram
analisados estatisticamente. Resultados: Foram encontrados resultados estatisticamente
significativos no que diz respeito a forma de comunicação e habilidades de comunicação.
Pudemos observar que algumas crianças desenvolveram a oralidade a partir do uso do método
e puderam ampliar sua forma de comunicação, incluindo ampliação morfossintática, lexical,
das funções comunicativas e do diálogo, demonstrando um ganho positivo nas habilidades
linguísticas no grupo pesquisado. Conclusão: A maioria das crianças que receberam a
intervenção de linguagem mediada pelo método DHACA apresentaram uma evidente evolução
em seus níveis linguísticos e ampliação de seu repertório comunicativo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MONTENEGRO
Externo à Instituição - DIVANY GUEDES PEREIRA DA CUNHA
Presidente - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES
Interno - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO
Externo à Instituição - IVONALDO LEIDSON BARBOSA LIMA
Externo ao Programa - 1079886 - MANUELA LEITÃO DE VASCONCELOS
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Externo à Instituição - RAFAELLA ASFORA SIQUEIRA CAMPOS LIMA