PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: TALITA MARIA MONTEIRO FARIAS BARBOSA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TALITA MARIA MONTEIRO FARIAS BARBOSA
DATA: 01/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 809 do Bloco Arnaldo Tavares - CCS
TÍTULO: ANÁLISE DAS HABILIDADES PREDITORAS DE LEITURA EM CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem, Leitura, Deficiências de aprendizagem, Desenvolvimento da Linguagem, Fonoaudiologia.
PÁGINAS: 113
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: A aprendizagem da linguagem escrita envolve uma série de habilidades prévias. Dentre essas, o desenvolvimento da linguagem oral, exposição a material escrito, conhecimento das letras e processamento fonológico. No Brasil, existe um alto número de crianças e adolescentes que sofrem com problemas na aprendizagem da leitura, especialmente na região Nordeste. O processamento fonológico refere-se a capacidade de processar sobre a informação fonológica na utilização da linguagem oral e escrita, e envolve três habilidades: consciência fonológica, acesso rápido ao léxico mental e memória de trabalho fonológica. Nesse sentido, esta tese teve o objetivo investigar a relação entre o desempenho de vocabulário, processamento fonológico e leitura em crianças e adolescentes com queixas de aprendizagem. A presente pesquisa é um estudo observacional, descritivo e transversal, quanti-qualitativo, do qual participaram 17 crianças ou adolescentes com queixas no desempenho de aprendizagem de leitura e escrita entre 7 e 15 anos. Os participantes foram encaminhados do ambulatório de psiquiatria infantil ou neuropediatria para avaliação fonoaudiológica. Para o desenvolvimento do estudo foram utilizados os seguintes testes: Teste Infantil de Nomeação (TIN), Teste de Vocabulário por Figuras USP (TVfusp), Teste de Consciência Fonológica – Instrumento de Avaliação Sequencial (CONFIAS), Prova de Memória de Trabalho Fonológica - Não palavras e Dígitos, teste de nomeação automática rápida (TENA), teste avaliação de leitura de palavras e pseudopalavras isoladas (LPI). Para a análise dos dados foram realizadas análises e testes estatísticos para compreender a relação entre eles. Os resultados encontraram desempenho muito baixo no teste de leitura e houve diferença significativa em relação a consciência fonológica – nível fonêmico, e os níveis de desempenho de leitura de palavras e pseudopalavras (p=0,019), a maioria das crianças com déficit na leitura apresentaram-se abaixo do esperado na habilidade de consciência fonológica. Além da leitura, a consciência fonológica também se relacionou com o vocabulário receptivo e memória operacional fonológica, quanto melhor a consciência fonológica, melhor foi o desempenho de vocabulário e memória operacional fonológica. O vocabulário também demostrou influência no desempenho de leitura, os participantes com baixo vocabulário expressivo atingiram os piores desempenhos no teste de leitura. A habilidade avaliada com pior desempenho foi a de memória operacional fonológica, a qual também demostrou correlação com o desempenho de leitura. O desempenho na tarefa de nomeação automática rápida foi preditor para o desempenho na leitura, quanto melhor o desempenho na tarefa de nomeação automática rápida melhor o desempenho no teste de leitura. Diante dos achados, a leitura de crianças e adolescentes com queixas de aprendizagem demostrou relação com os preditores da linguagem escrita, mais especificamente o vocabulário e o processamento fonológico, há também uma relação de desenvolvimento mútuo entre esses aspectos, demostrado através dos resultados estatísticos. O estudo evidencia a interrelação dos aspectos de processamento fonológico e vocabulário no desempenho de leitura em crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e ressalta a importância da investigação e estimulação dessas habilidades.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO
Interno - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Externo ao Programa - 1079886 - MANUELA LEITÃO DE VASCONCELOS
Externo ao Programa - 1679256 - MARINE RAQUEL DINIZ DA ROSA
Externo à Instituição - IVONALDO LEIDSON BARBOSA LIMA