PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
32167745

News


Banca de DEFESA: MORGANA FARIAS DE LUNA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MORGANA FARIAS DE LUNA
DATA: 26/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Plataforma Zoom
TÍTULO: EFEITOS DA LEITURA COMPARTILHADA NO DESENVOLVIMENTO LINGUÍSTICO-COGNITIVO DE CRIANÇAS DO 3o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: leitura compartilhada; cognição; compressão/interpretação
PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: prática da leitura compartilhada emerge como uma poderosa ferramenta pedagógica, estabelecendo uma conexão emocional e social entre adultos e crianças. As crianças que não têm acesso à prática da leitura durante o seu processo de aprendizagem, geralmente têm dificuldade de desenvolver o vocabulário e a compreensão textual. Nesse sentido, o problema deste trabalho foi investigar como a leitura compartilhada pode contribuir para o desenvolvimento linguístico-cognitivo no que se refere ao raciocínio da criança. Diante o exposto, foi formulada a hipótese de que quando a criança é exposta à prática de leitura compartilhada seu raciocínio verbal e sua compreensão leitora são mais bem desenvolvidos. Para responder o problema de pesquisa foi elaborado o objetivo geral que buscou analisar os efeitos da leitura compartilhada no desenvolvimento linguístico-cognitivo da criança. Para alcançar o objetivo geral foi delineado o percurso metodológico. Inicialmente foram selecionadas duas turmas do 3º ano, dos anos do Ensino Fundamental I, sendo turma-controle e a outra turma-experimental, em que inicialmente aplicamos os testes de sondagens do SAEV, para diagnosticarmos o nível de leitura dos alunos. Nesse sentido, foram selecionadas quatro literaturas infantis de acordo com a faixa etária das turmas. Em seguida aplicamos as atividades de leitura compartilhada na turma experimental e na turma controle foi feita apenas a leitura. Após a análise dos dados e dos testes de compreensão, constatamos que a turma experimental apresentou um melhor desempenho em relação à turma controle, pois a turma experimental apresentou melhor desempenho quanto à leitura e à interpretação dos textos bem como nas habilidades da BNCC localizar informações explícitas em textos, inferir informações implícitas nos textos lidos, inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto, opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto. Porém na turma controle os alunos apresentaram dificuldades no desenvolvimento das habilidades da BNCC citadas anteriormente, bem como no desenvolvimento da leitura e interpretação dos textos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALINE ELISABETE PEREIRA
Interno - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES
Presidente - 2295131 - JAN EDSON RODRIGUES LEITE
Interno - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE