PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
32167745

News


Banca de DEFESA: CHARLENE DE LIMA ALEXANDRE DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CHARLENE DE LIMA ALEXANDRE DA SILVA
DATA: 18/03/2024
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: A Narrativa sinalizada da criança surda: aspectos multimodais na interação em sala do AEE
PALAVRAS-CHAVES: Pendente
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: RESUMO: Neste trabalho, discutimos acerca das narrativas infantis produzidas por crianças surdas, com as contribuições da professora de Sala de Recursos Multifuncional e assim, como objetivo geral é analisar a construção de narrativas sinalizadas e a interação de uma criança surda na Educação Infantil V com a professora do AEE e sua importância nessa construção numa escola municipal do Jaboatão dos Guararapes-PE. Como objetivos específicos: observar recursos que a criança surda utiliza para participar da narrativa; descrever como se dá o entrelaço da díade: criança surda e professora do AEE ; explorar elementos linguísticos que são produzidos entre a criança surda; demonstrar como professor do AEE se planeja para utilizar recursos e estratégias de mediação para utilização da narrativa. Na coleta de dados utilizamos a filmagem da narrativa dentro da sala de atendimento Educacional Especializado (SRM) com a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), como instrumento para o alcance dos nossos objetivos a professora que ministra aula na Língua Brasileira de Sinais (Libras) no horário do atendimento da criança surda faz um trabalho foco no desfralde. Para fundamentar o nosso trabalho, tomamos como referência as pesquisas de: Cavalcante (1994, 2009); Ávila-Nóbrega (2017); Quadros (2008); McNeill (1992, 1994, 2002); Kendon (1982); Quadros (2007, 2008 ); Skliar (1999, 1997); Lillo-Martin (2007), Volterra (2006), Sisto (2012), Busatto (2012), dentre outros que se preocuparam em apresentar para a nossa sociedade uma nova forma de enxergar a educação do surdo, a Libras, os gestos, as narrativas e os elementos linguísticos presentes, assim os autores em suas especificidades comungam de um leque de ideias viabilizando estudos voltados para uma discussão ampla acerca do nosso tema. Os nossos dados foram filmados com uma criança surda de 5 (cinco) anos, na sala do AEE, são compostos por 3 sessões de encontros com uma criança, a pesquisadora, a docente do AEE e o pai da criança como responsável pela filmagem com duração de 4 (quatro) minutos e 9 (nove) segundos. Postulamos que a criança numa interação com a professora apresenta interações se entrelaçam olhar direcionado, sinal de apontar com componentes linguísticos presentes na Libra como os sinais icônicos e os dêiticos, bastante presentes
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 338142 - EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA
Externo à Instituição - FÁBIA SOUSA DE SENA COSTA
Interno - 1725656 - ISABELLE CAHINO DELGADO
Presidente - 1227208 - MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE
Externo à Instituição - PAULO VINICIUS AVILA NOBREGA