PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUÍSTICA (PROLING)

Banca de DEFESA: LAÍSE DE LIMA NUNES CAVALCANTI

DISCENTE: LAÍSE DE LIMA NUNES CAVALCANTI
DATA: 01/04/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: Singularidades na construção da sincronia gestuo-vocal nas interações mãe-bebê com e sem risco de desenvolvimento
PALAVRAS-CHAVES: Pendente
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO: RESUMO: Seguindo a perspectiva dos estudos desenvolvidos por Cavalcante (1994), Ávila-Nóbrega (2010), Ávila-Nóbrega e Cavalcante (2012), Nunes (2016, 2018), Lima (2016), Cavalcante e Brandão (2012), Silvia (2014) que oferecem contribuições relevantes para a abordagem da multimodalidade no processo de aquisição de linguagem, evidenciando a importância do gesto, a nossa dissertação se propõe a complementar os estudos já realizados analisando a sincronia dos gestos com o prosódico vocal em busca de padrões de produção que possam oferecer dados para novas abordagens na área. Para isso, temos como objetivo compreender a sincronia gesto-vocal na díade mãe-bebê, entre 3 e 26 meses, em contextos de bebês com e sem risco de desenvolvimento. Destacamos também, através da análise dos dados, a importância do contexto de interação que pode influenciar no processo de aquisição como um todo. Concretizando-se as nossas hipóteses, poderá surgir um caminho para outras pesquisas que saiam em busca de um padrão de sincronia (gesto-fala) ou de suas variações decorrentes de especificidades dos indivíduos, funcionando como base de dados para futuras abordagens. Nossa pesquisa busca mostrar a ocorrência da sincronia entre gesto e fala no processo de aquisição da linguagem, de forma qualitativa, e é caracterizada como um estudo de caso comparativo. Os dados foram extraídos do corpus da UFSM (Profª Ana Paula Ramos) em parceria com o Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita (LAFE/UFPB), são vídeos longitudinais em situação clínica com duração de aproximadamente 15 minutos. Trabalhamos com duas crianças, uma com atraso na linguagem e a outra sem atraso.
Interno - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES
Externo à Instituição - ISABELA BARBOSA DO REGO BARROS