PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRINALDA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIRINALDA ALVES RODRIGUES DOS SANTOS
DATA: 14/11/2014
HORA: 14:00
LOCAL: PPGCR
TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO ENSINO RELIGIOSO NA PROPOSTA CURRICULAR DO PROGRAMA ESCOLA ZÉ PEÃO
PALAVRAS-CHAVES: Ensino Religioso - Proposta curricular - Programa Escola Zé Peão - Diversidade religiosa
PÁGINAS: 64
RESUMO: Essa dissertação é intitulada A importância do Ensino Religioso na proposta curricular do Programa Escola Zé Peão, apresentada ao curso de mestrado em Ciências das Religiões, na linha de pesquisa Educação e Religião do Programa de Pós – graduação em Ciências das Religiões (PPGCR), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Esse estudo se originou a partir da minha experiência/ vivência como educadora do Programa Escola Zé Peão, uma experiência educativa que é resultado de uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil do Mobiliário de João Pessoa (SINTRICOM). Ao longo da minha participação na experiência no referido programa, percebi que essas pessoas trazem consigo uma forte influência da religião em seu cotidiano e que o Programa Escola Zé Peão tem como ponto de partida uma proposta educativa que valoriza a experiência e concepção de vida e crenças trazida pelos educandos, ao lado da sua percepção acerca do seu papel na sociedade, como forma de levá-los a compreenderem a si mesmos como seres de decisão. O Ensino Religioso é importante para desenvolvimento da proposta educativa do processo de formação dos educadores do Programa Escola Zé Peão, considerando que a escola nos canteiros de obras torna-se um ambiente educativo e formador de autonomia, possibilitando ao educando a capacidade de construir seu próprio saber, respeitando a diversidade através dos conhecimentos que são construídas a partir de sua experiência de vida. Entendendo que o Ensino Religioso, no que diz respeito à formação docente e conteúdos, ainda se caracteriza como uma questão complexa e requer uma atenção maior, uma vez que é preciso a inserção de um currículo pedagógico que amplie a formação cultural, religiosa, abdicando do proselitismo, nesse sentido, direciona-se na perspectiva das Ciências das Religiões, que traz abordagem da compreensão do fenômeno religioso a partir do diálogo inter-religioso. Em razão do exposto, assumem-se as concepções teóricas de PASSOS (2007), que trabalha o Ensino Religioso como uma questão complexa e que precisa ser contemplada nas escolas formais ou informais, de forma que valorize todas as religiões dentro de um contexto que leve em consideração a cultura, história e sociedade. Estabelecem-se, também, interlocuções com textos de CARON (2007) FREIRE (2004), quando abordam a questão da formação do educador. Com uma abordagem crítica sociocultural, assume um papel de preocupação com a cultura popular, tendo em vista a participação do povo como sujeito constituinte na formação do processo cultural, trazendo a percepção do homem que ele age e transforma o mundo que vive.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1732469 - MARINILSON BARBOSA DA SILVA
Interno - 338313 - GLORIA DAS NEVES DUTRA ESCARIAO
Externo à Instituição - ARACELI SOBREIRA BENEVIDES