PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES (PPGCR)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSILENE SILVA DA CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSILENE SILVA DA CRUZ
DATA: 27/07/2015
LOCAL: CE sala 319
TÍTULO: A PRÁTICA EDUCATIVA DOS RITOS DE INICIAÇÃO: APRENDENDO COM AS AÇÕES SIMBÓLICAS NO JUDAÍSMO, CRISTIANISMO E ISLAMISMO
PALAVRAS-CHAVES: Ritos de iniciação. ações simbólicas. prática educativa.
RESUMO: Na tentativa de apresentar a relevância no âmbito educacional do Ensino Religioso e o entrelaçamento entre o universo dos símbolos na religião, estaremos por meio deste estudo descrevendo sobre os ritos de iniciação dentro das três religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo. Buscando identificar as práticas educativas dos três ritos selecionados: circuncisão, batismo e shahada, com o propósito de apresentar como proposta de ensino para ser aplicada na sala de aula do ensino religioso. Consideramos que os ritos trazem consigo uma história de prática que aponta para o viés antropológico passando por reestruturações e mudanças na sua história de existência. E partindo do entrelaçamento entre o universo dos símbolos e da religião como vertentes das relações humanas, vislumbramos em nosso estudo estas relações e as possíveis influências que uma pode exercer sobre a outra. Para tanto recorremos a autores que tratam sobre ritos, educação, ensino religioso e também sobre a(s) ciência(s) da(s) religião(ões) conforme se verifica em nossas referências. Desse modo, realizamos por meio da pesquisa descritiva e bibliográfica com abordagem qualitativa associada ao estudo etnográfico e a observação participante a análise proposta buscando contribuir com o Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões da UFPB na área de concentração I Ciências Sociais das Religiões, Educação e Saúde na linha de pesquisa II Educação e Religião, com uma pesquisa pioneira numa perspectiva de abordagem dos ritos de iniciação nas religiões. Nesta perspectiva estamos contemplando a diversidade religiosa trazendo as três religiões monoteístas e apresentando como se dá o processo de iniciação dentro de cada uma delas realizando um estudo comparativo. Nosso objetivo consiste em descrever sobre os ritos de iniciação identificando a prática educativa desses ritos e as ações simbólicas presentes ressaltando sua relevância e realizando uma transposição didática para ser aplicada como técnica em sala de aula de ensino religioso. E assim por meio do estudo comparado das religiões relacionando os ritos iniciáticos das três vertentes religiosas que selecionamos, identificar os elementos comuns entre elas (judaísmo, cristianismo e islamismo) e atentarmos para o uso dos símbolos na sala de aula. Assim, pretendemos descrever sobre os ritos mais relevantes dentro das religiões trazendo diversas classificações; identificar quais as práticas educativas e as ações simbólicas presentes nos ritos de iniciação dentro de cada uma delas; e analisar as ações simbólicas de cada rito propondo uma técnica ou propostas de ensino para o Ensino Fundamental II na disciplina do ensino religioso. Desse modo, no primeiro capítulo intitulado “Os Ritos: antropologia da ritualidade” apresentamos um breve histórico da presença dos ritos e rituais nas religiões, trazendo as principais classificações dadas aos ritos, passando por perspectivas da antropologia, sociologia e também fenomenologia. Nesta apresentação ressaltamos também as classificações e interpretações dadas aos ritos de iniciação e sua presença nas três religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e islamismo. Em seguida, no segundo capítulo, “As ações simbólicas dos ritos de iniciação” apontamos de forma mais detalhada os ritos de iniciação presentes nas três vertentes religiosas a que nos propomos investigar. Descrevendo como se dá o processo de iniciação de cada uma delas, mediante a perspectiva do estudo comparado das religiões, no qual descrevemos sucintamente suas origens, e por fim ressaltando os elementos simbólicos mais representativos das vertentes selecionadas. No terceiro capítulo, “A prática educativa dos ritos: contribuição da pesquisa” indicamos os resultados de nossa pesquisa apresentando a relevância do estudo dos ritos para os docentes do Ensino Religioso e também traçamos o resultados da pesquisa realizada nos livros didáticos deste componente curricular constatando se a temática dos ritos está sendo abordada. Além disso, nos propomos a contribuir com alguma atividade sobre ritos que possa ser utilizada em sala de aula mais especificamente no Ensino Fundamental II na disciplina do Ensino Religioso.
Presidente - 2440088 - EUNICE SIMOES LINS GOMES
Interno - 341.840.584-34 - GILBRAZ DE SOUZA ARAGÃO - UNICAP