Este trabalho trata do ensino de tópicos de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio. É feita uma análise histórica do seu desenvolvimento, mostrando os grandes nomes que contribuíram para chegarmos a formalização atual. Faz-se também um levantamento histórico sobre o ensino do Cálculo, ressaltando que ele esteve incluído no Currículo Educacional Oficial Brasileiro do Ensino Básico (antes do Ensino Superior). Mostra-se ainda alguns fatores que contribuíram para as mudanças que ocorreram nas últimas décadas que levaram o ensino de Cálculo exclusivamente para os cursos de universitários. Analisam-se, ainda, alguns livros didáticos do Ensino Médio que abordam o assunto para uma posterior discussão a respeito de sua reinclusão nos conteúdos do Ensino Médio. Serão denidos alguns elementos do cálculo para compará-los com algumas noções intuitivas ou ideias geométricas. Para analizar, será discutida a importância e a utilidade desses assuntos para outras disciplinas, em particular a Física e como, a partir de algumas aplicações, os estudantes poderiam compreender vários conceitos de maneira mais simples e não necessitariam memorizar uma quantidade enorme de fórmulas.