PROGRAMA EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL (PROFMAT)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Not informed

Banca de DEFESA: LUCAS CAVALCANTI CRUZ

DISCENTE: LUCAS CAVALCANTI CRUZ
DATA: 13/03/2013
LOCAL: Sala de Reuniões do DM
TÍTULO: Cálculo difenrencial e integral no ensino médio: uma importante dialógica interdisciplinar com a física.
PALAVRAS-CHAVES: Cálculo Diferencial Integral; Física no Ensino Médio; Cálculo no Ensino Médio.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
SUBÁREA: Matemática Aplicada
ESPECIALIDADE: Física Matemática
RESUMO:

Este trabalho trata do ensino de tópicos de Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Médio. É feita uma análise histórica do seu desenvolvimento, mostrando os grandes nomes que contribuíram para chegarmos a formalização atual. Faz-se também um levantamento histórico sobre o ensino do Cálculo, ressaltando que ele esteve incluído no Currículo Educacional Oficial Brasileiro do Ensino Básico (antes do Ensino Superior). Mostra-se ainda alguns fatores que contribuíram para as mudanças que ocorreram nas últimas décadas que levaram o ensino de Cálculo exclusivamente para os cursos de universitários. Analisam-se, ainda, alguns livros didáticos do Ensino Médio que abordam o assunto para uma posterior discussão a respeito de sua reinclusão nos conteúdos do Ensino Médio. Serão denidos alguns elementos do cálculo para compará-los com algumas noções intuitivas ou ideias geométricas. Para analizar, será discutida a importância e a utilidade desses assuntos para outras disciplinas, em particular a Física e como, a partir de algumas aplicações, os estudantes poderiam compreender vários conceitos de maneira mais simples e não necessitariam memorizar uma quantidade enorme de fórmulas.

Externo ao Programa - 1805589 - ALEXANDRE DE BUSTAMANTE SIMAS
Externo à Instituição - APARECIDO JESUINO DE SOUZA - UFCG