PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: ALESANDRA BANDEIRA PORFIRIO MEDEIROS

DISCENTE: ALESANDRA BANDEIRA PORFIRIO MEDEIROS
DATA: 27/06/2019
LOCAL: LLP - Laboratório das Linhas de Pesquisa
TÍTULO: MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS DO COORDENADOR DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Competências. Mapeamento de Competências. Professor-Gestor. Coordenador de curso de graduação
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Administração de Pessoal
RESUMO: A gestao academica insere-se como atividade inerente ao trabalho do professor universitario, o qual, alem do exercicio de atividades relacionados a atividade-fim da instituicao, relacionadas ao ensino, pesquisa e extensao, ve-se incumbido de atividades gerenciais que possuem pouca ou nenhuma relacao com sua formacao academica. A presente pesquisa tem por objetivo mapear as competencias necessarias ao professor-gestor para o exercicio da funcao de Coordenador de Curso de Graduacao da UFPB. A literatura sobre o mapeamento de competencias propicia base teorica e metodologica para a realizacao de investigacao sobre competencias individuais e seu alinhamento aos objetivos estrategicos da instituicao. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, cujo roteiro foi definido com base no mapeamento de competencias, subsistema integrante do Sistema de Capacitacao Baseado em Competencias (SCBC). Quanto aos meios de investigacao, caracteriza-se como pesquisa documental e estudo de caso. Os procedimentos metodologicos foram baseados em analise documental, junto a instituicao, entrevistas com docentes representativos do grupo de coordenadores de curso, e analise de conteudo. A analise dos conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) apresentados pelos entrevistados permitiu a distincao de diferentes dimensoes relacionadas as funcoes do coordenador de curso, que envolvem grupos especificos de CHA. Essas dimensoes sao percebidas em diferentes grupos de atribuicoes e responsabilidades do gestor academico, perpassando por diferentes atividades de seu cotidiano, de forma que este agrupamento procura diferenciar os recursos de competencias, isto e, conhecimentos, habilidade e atitudes, voltadas para cada uma dessas dimensoes. Para cada dimensao foram elencadas competencias, em termos de entrega, bem como os recursos de competencias apontados pelos entrevistados. Foram agrupadas competencias ligadas as seguintes dimensoes: pedagogica/academica, gerencial, institucional, politica, socioemocional e tecnica/tecnologica. Os resultados da pesquisa podem ser utilizados para, entre outras finalidades, o planejamento do Programa de Formacao de Gestores de Unidades Academicas no ambito da UFPB, previsto na Resolucao 23/2012/CONSUNI/UFPB.
Presidente - 2665486 - WAGNER SOARES FERNANDES DOS SANTOS
Interno - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA