PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: GERSONILSON RIBEIRO HONORATO

DISCENTE: GERSONILSON RIBEIRO HONORATO
DATA: 26/11/2012
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: A informação como fundamento para otimização dos serviços administrativos da Coordenação do Curso de Graduação em Biblioteconomia/CCSA/UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Ciência da Informação. Instrumento de Comunicação e Informação. Produtos e Serviços de Informação. Disseminação da Informação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO:

A ciência da informação exerce função primordial na sociedade da informação, na medida em que se preocupa com a produção científica estimulando pesquisas em várias áreas do conhecimento, pois o sucesso da informação depende daquilo que se sabe e não daquilo que se tem. Neste sentido a pesquisa teve como objetivo analisar os serviços de informação do Curso de Graduação em Biblioteconomia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba (CGB/CCSA/UFPB) visando apresentar diretriz e normas administrativas que possam subsidiar a elaboração de um instrumento de comunicação e informação para atender as atuais demandas do corpo discente. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 202 discentes, divididos entre as dez turmas existentes no Curso. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário aplicado pelo próprio pesquisador. Os resultados mostraram que produtos e serviços de informação como: manual do aluno; guia para estágios; blog e jornal informativo são indispensáveis para atender suas necessidades informacionais. E por fim, sugere ainda que a Coordenação motive seus funcionários a se capacitarem, absorvendo valores como: ser servidor; de gestão administrativa; de competências comportamentais no atendimento ao público, que podem ser realizados através da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), por meio da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP) e da Divisão de Educação e Capacitação Profissional (DECP).  Desta forma, torna-se possível que as informações produzidas, acessadas e compartilhadas atinjam seus objetivos propostos.

Externo ao Programa - 6331385 - DULCE AMELIA DE BRITO NEVES
Presidente - 1551128 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE