PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: CAMILE DE ANDRADE GOMES

DISCENTE: CAMILE DE ANDRADE GOMES
DATA: 11/12/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA: avaliação de usabilidade pela perspectiva das heurísticas de Nielsen
PALAVRAS-CHAVES: Repositório Institucional. Usabilidade. Democratização da Informação. Heurísticas de Nielsen.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Teve como objetivo analisar a usabilidade do Repositório Institucional da Universidade Estadual da Paraíba pela perspectiva das heurísticas de Nielsen, com intuito de detectar possíveis problemas e dificuldades de usabilidade enfrentadas pelos usuários do RI da UEPB. Pesquisa de abordagem qualiquantitativa, utilizou-se o estudo de caso como ferramenta de pesquisa, utilizando técnicas de coleta de dados como o questionário eletrônico e avaliação cooperativa. Aborda aspectos do acesso à informação científica, do movimento de Acesso aberto na Sociedade da Informação, bem como se deu a democratização da informação que fora possibilitada pela globalização da internet ainda está distante do ideal, sendo vislumbrado nesta pesquisa identificar quais anseios os usuários de uma biblioteca universitária possuem no que tange à disseminação da informação. Apresenta conceitos de Bibliotecas digitais e Repositórios digitais, enfatizando o Repositório Institucional como uma fonte de informação acadêmica-científica nos dias atuais. Traz aspectos históricos e práticos sobre usabilidade, interação homem-computador, caracterizando e apresentando cada uma das Heurísticas de Nielsen. Percebeu-se e elencaram-se alguns problemas de interface e usabilidade no RI da UEPB, bem como recomendações para que o mesmo possa sanar essas questões e propicie ao usuário do RI da UEPB uma experiência mais satisfatória.
Presidente - 1742362 - MARCKSON ROBERTO FERREIRA DE SOUSA
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA