Diante das mudanças que ocorrem no mundo globalizado, cujas consequências ressoam no âmbito contábil, em que seus efeitos manifestam-se em reflexões, teorias e práticas societárias, fiscais ou normativas que, atualmente, confluem com o proeminente uso de tecnologia; adiantar-se aos problemas e resolvê-los em curto prazo torna-se uma questão de ordem para um mundo cujo movimento delibera-se pelo poder da informação e do conhecimento. Por essas vias, o contador, necessita de uma formação teórico-prática que fomente um perfil profissional que viabilize melhores resultados organizacionais e desenvolvimento social. Assim, à formação contábil, deve contemplar competências necessárias para que o egresso do curso participe de forma ativa nas modificações da sociedade, buscando responder as demandas do mercado e as configurações das políticas econômicas globais, de forma consciente/crítica, a partir de uma releitura de sua visão de mundo, garantindo, o exercício da cidadania, contemplando melhores condições de vida e democratização da informação. Em virtude de tudo isso, esta pesquisa objetivou analisar a institucionalização do saber teórico e do saber prático na formação em Contabilidade a partir dos fundamentos político-pedagógicos do ensino superior no Estado da Paraíba. Para tanto, recorremos às contribuições da Teoria da Ação Comunicativa de Jürgem Habermas com o intuito de buscar compreender a relação que se estabelece entre o discurso teórico e o discurso prático, partindo das definições de “razão instrumental” e “razão comunicativa”, para entendermos questões que envolvem a formação contábil. Para o desenvolvimento desta pesquisa de classificação empírica, de abordagem quantiqualitativa, foi adotada a tipologia exploratória, tendo como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental. E para a coleta de dados direcionou-se um questionário com questões fechadas que foi aplicado aos discentes/estagiários das seguintes instituições públicas: UFPB Campus I, UFPB Campus IV, UFCG Campus Sousa, UEPB Campus I e UEPB Campus VI. Os resultados obtidos da análise de conteúdo dos PPCs denotam o cumprimento das DCNs por parte das IES pesquisadas. Já a análise das ementas do Laboratório de Práticas demonstram que as atividades inerentes ao exercício da profissão contábil não foram contempladas plenamente, e que o tempo empregado, em relação à carga horária total do curso, é reduzido, não existindo o cuidado com a reflexão e compreensão dos fins advindos da técnica contábil, mas com os meios acerca da obtenção de fins determinados, ensejando a racionalidade instrumental. Os resultados dos questionários revelam que os cursos possuem formato eminentemente teórico; as práticas não são realizadas “full time”, e seu foco é o “modus operandi”. Os formandos se sentem razoavelmente qualificados para o ingresso no mercado de trabalho e não estão plenamente preparados para realizar todas as atividades que são executadas por meio de sistemas tecnológicos. A dualidade que os dados obtidos apontam em relação à hipótese, corrobora com a própria dicotomia da formação contábil, que tanto atende aos imperativos da racionalidade instrumental, como também da racionalidade comunicativa. Conclusivamente, observamos que não se concebe na formação contábil a prática dissociada da teoria e vice-versa.