PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: EDGARD LARRY ANDRADE SOARES

DISCENTE: EDGARD LARRY ANDRADE SOARES
DATA: 28/06/2013
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: Os ciclos de vida da Faculdade Independente do Nordeste - Fainor - nos caminhos da gestão aprendente e da inovação.
PALAVRAS-CHAVES: Inovação. Gestão Aprendente. Ciclos de vida.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O trabalho é resultado de um Projeto Técnico Aplicado e tem como escopo analisar o ciclo de vida da Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR com vistas a construção de estratégias para alavancar políticas acadêmicas com foco na concepção de Organizações Aprendentes.  Teve como diretriz metodológica a teoria  dos ciclos de vida como processos dinâmicos de transformação e ou duração, nos quais as suas fases são apresentadas como um contínuo. Guiaram a estruturação dos ciclos uma análise documental. A escolha metodológica buscou contribuir para a produção de um olhar capaz de abarcar as fases da vida da instituição dentro da lógica cíclica e rítmica do tempo. O dilema do projeto de mobilidade ascendente dá o tom das mudanças necessárias em busca da inovação gerencial. Ações de melhoria da qualidade do ensino foram marcadas por tensões entre sustentabilidade financeira e construção de indicadores de inovação. Os ciclos de vida da FAINOR  foram definidos pela demarcação do tempo das ações para cumprimento do Plano de Melhoria exigido pelo Ministério de Educação, em um contexto complexo onde ainda coexistem os traços de modelos de gestão tradicionais e traços de inovações. Os resultados obtidos na análise dos ciclos de vida embasaram a criação de políticas acadêmicas de ensino, pesquisa, inovação  extensão a partir das necessidades detectadas.

Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS