PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: SUELI DA SILVA BEZERRA

DISCENTE: SUELI DA SILVA BEZERRA
DATA: 27/06/2013
LOCAL: Auditório do PPGE
TÍTULO: Gestão do conhecimento em unidades de controle contábil municipal: em busca da aprendizagem organizacional.
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem Organizacional. Gestão do conhecimento. Contabilidade pública municipal. Erros Contábeis.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Os atos e fatos da administração pública devem ser registrados contabilmente e informados à população, diretamente ou por meio de seus representantes. O estudo teve como objetivo propor práticas de gestão do conhecimento para unidades de controle contábil municipal, viáveis e capazes de aumentar a capacidade de gerar, difundir e armazenar conhecimento. A motivação para realizar esta pesquisa foi a recorrência de erros contábeis constatados em prestações de contas de municípios. A justificativa para tal estudo reside no fato de que, com a aplicação de práticas de gestão do conhecimento nas áreas descritas, espera-se prevenir a ocorrência de erros contábeis e melhorar continuamente a qualidade dos registros contábeis. Diante desta possibilidade, buscou-se: identificar quais erros são evidenciados nos relatórios dos técnicos de controle; compreender como ocorrem os registros dos fatos contábeis; e identificar as habilidades e competências necessárias para desenvolver as atividades na área contábil. Fez parte do universo da pesquisa 126 municípios e 51 técnicos. A coleta dos dados foi através de entrevistas semiestruturadas junto a contadores, representando os municípios, e a técnicos de controle externo no âmbito do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados mostraram que os erros constatados têm como fatores causadores: pouco interesse dos operadores de participações em eventos da categoria contábil; ausência de incentivo dos gestores municipais para que os operadores dos registros contábeis participem desses eventos; falta de preparo técnico dos operadores nas prefeituras; dificuldade de realizar registros dos fatos em tempo real; ausência de comunicação de informações ou de apresentação de documentação em tempo oportuno para o registro contábil. Quanto às habilidades e competências necessárias para desenvolver a atividade contábil, os resultados mostraram que: o ideal é que o operador contábil seja técnico ou bacharel em Ciências Contábeis; à vista das novas tecnologias da informação disponíveis, a alfabetização informacional é relevante; a formação continuada deve fazer parte do cotidiano do contador; as equipes de trabalho das unidades de controle contábil devem ser, tecnicamente, bem preparadas. As propostas decorrentes da pesquisa são no sentido de que as unidades de controle contábil: realizem mapeamento do conhecimento já existente; desenvolvam novas competências técnicas e informacionais alinhadas aos novos paradigmas impostos pela nova contabilidade pública; utilizem o repositório de informações TRAMITA disponível no portal do TCE-PB, criando um banco de dados constituído dos possíveis erros contábeis citados nos relatórios técnicos inerentes às contas das quais são responsáveis; criem repositórios de conhecimento; reforcem o uso das já existentes e criem ferramentas de colaboração que favoreçam práticas de gestão do conhecimento como fóruns de discussão, comunidades de prática e arenas de aprendizagem.

Interno - 8329987 - EMEIDE NOBREGA DUARTE
Externo ao Programa - 1453014 - MARCIA REIS MACHADO