PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: MACICLEY FELIX DA SILVA

DISCENTE: MACICLEY FELIX DA SILVA
DATA: 02/07/2021
LOCAL: laboratório de pesquisa do MPGOA
TÍTULO: Processos licitatórios no Campus III da Universidade Federal da Paraíba: uma análise da performance dos pregões de ração e insumos de nutrição animal
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Pública. Compras públicas. Processos licitatórios. Pregão eletrônico. Campus III da UFPB.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o desempenho dos processos licitatórios destinados à aquisição de ração e insumos para nutrição animal no âmbito do CCHSA/CAVN, Campus III da Universidade Federal da Paraíba, visto que através das licitações realizadas, pôde-se perceber a existência de dificuldades em alguns dos processos os quais comprometeram diretamente a aquisição desses itens para a instituição. A licitação é um procedimento administrativo que busca obter a proposta mais vantajosa para a Administração Pública, assim como garantir a isonomia de direitos diante dos interessados em contratar com tal Administração. Diante de várias mudanças e cobranças que o mercado passou a exigir, as organizações têm se preocupado, cada vez mais, em apresentar um desempenho favorável em seus resultados de modo a prestarem um serviço de qualidade com a devida aplicação dos recursos públicos. A gestão de compras possui um papel fundamental nesse processo ao fornecer aos gestores os subsídios capazes de auxiliá-los para uma melhor tomada de decisão possível, em relação ao que se quer comprar e contratar. Como referencial teórico, o presente trabalho fundamentou-se na teoria sobre Gestão Pública, com enfoque nas Compras Públicas, nas novas perspectivas de governança ao se tratar da transparência, planejamento, sustentabilidade e aquisições compartilhadas A licitação pública e sua modalidade o pregão eletrônico foram abordados, bem como a forma de utilização via sistema de registro de preço e por último como funciona o desempenho das compras públicas e as respectivas variáveis relacionadas. A pesquisa é classificada quanto à natureza como aplicada, do tipo quantitativa, de caráter exploratório e quanto aos meios de investigação considerada bibliográfica, documental e de campo. Como recorte temporal, a analise foi realizada do período de 2016 a 2020. A coleta dos dados foi feita junto aos processos físicos e eletrônicos como também no site do portal de compras do governo federal e seu tratamento realizado através da aplicação de uma lista de verificação correspondente às variáveis de desempenho das compras públicas. Os resultados demonstram que o desempenho apresentado não vem sendo o esperado em virtude de problemas internos e externos à organização que vão desde a fase de planejamento das aquisições, as pesquisas de preços, tempo de duração dos processos, rotatividade de servidores até a ausência ou falta de preparação dos fornecedores. Assim, contata-se a necessidade constante de aperfeiçoamento dos processos licitatórios para que se consiga o sucesso desejado.
Presidente - 1736271 - ELADIO JOSE DE GOES BRENNAND
Interno - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND