PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de DEFESA: NADJA PESSOA DO AMARANTE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NADJA PESSOA DO AMARANTE
DATA: 30/09/2014
HORA: 15:00
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: Gestão do conhecimento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília: um diagnóstico pelo método Organizational Knowledge Assessment - OKA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão do Conhecimento; Aprendizagem Organizacional; Diagnóstico da Gestão do Conhecimento; Método OKA; Instituto Federal de Brasília.
PÁGINAS: 255
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: O ambiente de negócios vigente está alicerçado numa nova economia denominada economia da informação, onde o sucesso das organizações será cada vez mais resultado da mobilização dos ativos da informação e do conhecimento, capazes de gerar vantagem competitiva sustentável. No setor público, a gestão dos processos de conhecimento torna-se ainda mais relevante e deve ser objeto de maior consideração, na medida em que visa os benefícios que ela pode trazer à sociedade e ao cidadão. A institucionalização da gestão do conhecimento exige, inicialmente, um diagnóstico que permita a obtenção de informações e coleta de dados sobre as formas de conhecimento existentes na organização, sua capacidade e nível de preparação no uso adequado e sistemático de seus ativos de conhecimento, assim como as lacunas e áreas a serem melhoradas dentro das suas atividades de gestão do conhecimento, podendo essas informações ser utilizadas como base para a geração ou atualização de um programa de gestão do conhecimento. O objetivo deste estudo foi a realização do referido diagnóstico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), instituição de educação superior, básica e profissional, vinculada ao Ministério da Educação. A pesquisa, de natureza aplicada, teve como população-alvo os gestores da alta e média gestão do IFB, selecionados a partir de critérios intencionais, tais como tempo de ingresso na instituição e em exercício de função gerencial. A coleta de dados e a análise dos resultados foram feitas a partir do método Organizational Knowledge Assessment (OKA), desenvolvido pelo World Bank Institute (WBI), com o propósito de avaliar a capacidade das organizações em mobilizar informações e conhecimento para alcançar seus objetivos estratégicos e agregar valor a produtos e serviços, adotado pelo Comitê Técnico de Gestão do Conhecimento e Informação Estratégica do Governo Eletrônico para avaliação da Gestão do Conhecimento em organizações da Administração Pública Federal. Concluiu-se com este estudo que o IFB apresenta um desempenho mediano na gestão dos processos de criação, armazenagem, compartilhamento e aplicação do conhecimento, sobretudo pelo fato de ser uma instituição com apenas cinco anos de criação, na qual ainda não foi formalizado e nem implementado um Plano de Gestão do Conhecimento como suporte às suas práticas organizacionais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 840.935.444-68 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA - UFPE
Interno - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO
Externo ao Programa - 273726 - SIMONE BASTOS PAIVA