PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: DEGINANE MORAIS DUTRA

DISCENTE: DEGINANE MORAIS DUTRA
DATA: 29/08/2014
LOCAL: CE
TÍTULO: GESTÃO POR PROCESSOS: mapeando procedimentos e aprendizagem organizacional na Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR
PALAVRAS-CHAVES: Gestão por Processos; Organização Aprendente; Gestão do Conhecimento.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Nos últimos 20 anos, as organizações vêm reconhecendo a importância da aprendizagem como elemento vital para a sua inserção no mundo globalizado e competitivo, visando a um desenvolvimento continuado para se colocar numa posição de destaque e liderança, com a capacidade até de corresponder à necessidade ainda não manifestada dos usuários ou clientes, ou seja, aquilo que eles realmente valorizam, mas ainda não experimentaram ou pensaram em solicitar. Para atingir níveis satisfatórios de competitividade, elas necessitam de renovação constante, que acontece por meio da atualização de conhecimentos. Observa-se, atualmente, uma intensa utilização do conceito de processo na modernização das empresas, visando dinamizar o funcionamento delas. A aplicação do sistema de processos está ligada à cultura organizacional aprendente, uma vez que envolve a aprendizagem desse modelo de gestão. Considerando os processos de suma importância para as instituições, este trabalho tem como objetivo central analisar os fluxos do processo de vinculação acadêmica dos alunos da FAINOR, através da Secretaria Geral de Cursos, tomando-se por base parâmetros de uma Organização Aprendente. Para tanto, foi eleita como forma de investigação a pesquisa qualitativa, e como instrumento de coleta de dados, a observação dos fluxos dos processos efetivados na Secretaria de Cursos e a análise documental.
Presidente - 1736271 - ELADIO JOSE DE GOES BRENNAND
Interno - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB