O Programa Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) é uma modalidade de educação profissional de caráter multiprofissional e interdisciplinar, que tem o objetivo de superar a segmentação do conhecimento e do cuidado/atenção em saúde. Essa modalidade de formação profissional oferece titulação em pós-graduação lato sensu, utilizando-se como metodologia de ensino-aprendizado a formação em serviço (pelo trabalho), mediante acompanhamento e supervisão (trabalho educativo). A pesquisa objetiva analisar a Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) sob o foco das possíveis práticas de gestão do conhecimento envolvidas neste processo, a partir do olhar da preceptoria, e a sua contribuição para as práticas formativas e de atenção à saúde no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL). Trata-se de um estudo do tipo exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, realizada por meio de entrevistas com preceptores da referida Residência. A Gestão do conhecimento como estratégia de fortalecimento da Aprendizagem Organizacional é entendida, no âmbito deste trabalho de pesquisa a partir dos seguintes indicadores: produção e apropriação do conhecimento, sistematização do conhecimento, transmissão e disseminação do conhecimento, preservação do conhecimento e adoção dos conhecimentos gerados na melhoria da assistência à saúde. Estes indicadores são analisados à luz da Espiral do Conhecimento proposto pelos autores Nonaka e Takeuchi (1997), e a sua construção através das suas fases de conversão do conhecimento: socialização, externalização, combinação e internalização. Os resultados deste estudo apontam que, na visão da preceptoria, a temática gestão do conhecimento ainda não é uma realidade no Programa de Residência Multiprofissional, as práticas de gestão do conhecimento estão presentes, mas, acontecem de forma intuitiva, sem embasamento científico e na maioria das vezes informalmente.