PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISANDRA DOS SANTOS SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISANDRA DOS SANTOS SILVA
DATA: 30/11/2021
LOCAL: meet.google.com/cfn-wqqd-hrz
TÍTULO: GESTÃO DE PESSOAS SE FAZ TAMBÉM COM ATORES NÃO-HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: Gestão nas Organizações Aprendentes. Sociomaterialidade. Redes Sociotécnicas.
RESUMO: É importante perceber que as estruturas organizacionais fazem parte de uma rede de atores humanos e não-humanos, os quais incluem a própria organização, bem como os seus recursos, colaboradores, insumos, e até mesmo o ambiente onde ela está inserida e os seus concorrentes, formando uma grande rede sociotécnica. Assim, nosso argumento de pesquisa é que pessoas e objetos compartilham em seu ambiente cotidiano ideias, experiências e opiniões e dentro do seu ambiente de trabalho estabelecem relações formais e informais, valores, crenças que modificam sua forma de pensar e agir. Esses atores e suas conexões formam as redes por eles tecidas, as quais englobam conhecimentos, tecnologias e informações. O objetivo geral da dissertação é compreender as relações, o fluxo e as rotinas de trabalho da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual da Paraíba pelo olhar das redes sociotécnicas. Teórico e metodologicamente buscamos base na Teoria Ator-Rede (TAR), também conhecida como Sociologia das Associações ou Sociologia da Translação, abordando o conceito de social atrelado aos atores humanos e não-humanos e considerando os agregados sociais como algo a ser explicado por meio de associações.
Presidente - 1677135 - PATRICIA MARIA DA SILVA
Interno - 1749263 - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA