PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA BANDIM NOGUEIRA MANSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA BANDIM NOGUEIRA MANSO
DATA: 15/12/2021
LOCAL: PPGOA-On-line
TÍTULO: AUTOMAÇÃO E MELHORIA DE PROCESSOS: Estudo de caso aplicado ao processo de solicitação para colação de grau coletiva
PALAVRAS-CHAVES: Mapeamento de processos, simulação, automação de processos, gestão da informação e do conhecimento, ISO/TR 26122.
RESUMO: O presente estudo trata sobre a automação, mapeamento, análise e o redesenho do processo de solicitação para colação de grau coletiva, com o objetivo de otimizar e aprimorar sua tramitação. A colação de grau coletiva é uma cerimônia acadêmica obrigatória para formalizar a finalização do curso pelos discentes concluintes. Por meio de um gerenciamento processual, é possível influenciar positivamente a administração institucional, atuando, principalmente, na diminuição ou na eliminação de interferências e perdas. O objetivo geral deste trabalho é o desenvolvimento de uma proposta para a automação do processo de solicitação para colação de grau coletiva. Para realizar o estudo em questão, tomou-se como base o programa de gestão de processos chamado Bizagi Modeler para elaboração do diagrama completo e preciso do processo. A diagramação realizada seguiu o padrão BPMN (Business Process Modeling Notation), a Notação de Modelagem de Processos de Negócios. A metodologia adotada neste trabalho é de natureza qualitativa. Os meios de coletas de dados escolhidos foram a análise documental, a realização de entrevistas semiestruturadas e a verificação por meio de um checklist elaborado segundo a ISO/TR 26122, de 2008.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1749263 - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA