PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: TAMARA AURELIANO GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAMARA AURELIANO GOMES
DATA: 23/03/2022
LOCAL: on-line
TÍTULO: MÉTODO MULTICRITÉRIO DE ANÁLISE DE DECISÃO PARA COMPARAÇÃO DE FERRAMENTAS DE MAPEAMENTO, SIMULAÇÃO E MELHORIA DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS: AVALIAÇÃO DOS SOFTWARES BIZAGI E BONITA
PALAVRAS-CHAVES: gestão da informação e do conhecimento; mapeamento e gestão de processos de negócios; melhoria de processos; simulação; métodos multicritério de análise de decisão.
RESUMO: As organizações são geridas em meio à necessidade de adaptação às frequentes mudanças e às demandas do mundo contemporâneo, e para acompanhar essas rápidas transformações elas vêm adotando modelos de gestão baseados em processos, que permitem obter resultados de maneira mais eficiente. Em razão disso, o Gerenciamento de Processos de Negócio surge como um instrumento capaz de otimizar a forma como as organizações desenvolvem seus processos e atingem seus objetivos estratégicos. Ao mesmo tempo, o avanço das tecnologias da informação e comunicação influencia a maneira como todas as atividades de uma organização são conduzidas, incluindo o gerenciamento dos seus processos. Nesse contexto, os sistemas de gerenciamento de processos de negócios (BPMS) ganham cada vez mais espaço na medida em que se apresentam como ferramentas que facilitam a execução de todas as etapas do ciclo de vida do gerenciamento de processos, o que justifica o grande número de softwares que surgiram ao longo dos últimos anos. Assim, o objetivo geral do presente estudo é utilizar o Método Multicritério de Análise de Decisão (MMAD) para conduzir uma avaliação dos softwares Bizagi e Bonita, verificando o seu score enquanto ferramentas que executam atividades como mapeamento, simulação e melhoria de processos. Tais técnicas serão aplicadas ao processo piloto de contratação de serviços de acesso a bases de dados de livros digitais, no formato em que era executado pela Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba até o ano de 2021. A metodologia que será adotada nesta pesquisa é classificada como descritiva, de natureza aplicada e de abordagem mista, utilizando técnicas próprias dos métodos quantitativo (a simulação e o método multicritério de análise de decisão) e qualitativo (o mapeamento com a notação BPMN, a análise com a ferramenta SIPOC e a aplicação do questionário presente no ISO/TR 26122:2008). Ao final da pesquisa, através da aplicação do MMAD, pretende-se avaliar qual dos BPMS escolhidos apresenta o melhor desempenho no gerenciamento do processo piloto.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1157816 - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS