PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: HUGO CHAVES JUCA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HUGO CHAVES JUCA
DATA: 29/03/2022
LOCAL: online
TÍTULO: ACEITAÇÃO DA TECNOLOGIA DE MODELAGEM DE INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO (BIM) EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): UMA APLICAÇÃO DA TEORIA UNIFICADA DE ACEITAÇÃO E USO DA TECNOLOGIA (UTAUT)
PALAVRAS-CHAVES: Modelagem da Informação da Construção, Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia, Administração Pública
RESUMO: Modelagem de Informação da Construção (building information modeling – BIM) é uma inovação tecnológica com potencial de transformar a indústria da construção. Sua adoção na administração pública para a gestão de obras públicas pode gerar economia de recursos pela melhoria nos processos e projetos de arquitetura e engenharia, por meio da integração do BIM com Sistemas Informacionais (SI). Para tanto, o governo federal brasileiro criou a estratégia de disseminação da tecnologia na administração pública, Estratégia BIM BR. Os Institutos de Ensino Superior (IES) têm protagonismo na disseminação do BIM no Brasil por meio de ensino e pesquisa, além da implantação da tecnologia para gestão da infraestrutura institucional. As vantagens institucionais da adoção do BIM são notórias, mas a adoção dessa tecnologia tem sido lenta. Portanto, é importante entender os fatores que influenciam a disseminação dessa tecnologia, como a aceitação do usuário. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a intenção de uso de BIM entre servidores públicos de IES. A presente pesquisa supõe que as dificuldades de uso dos softwares BIM explicam a lentidão de adoção pois considera-se que estes têm elevada curva de aprendizagem e requer uma capacidade avançada nestes para elaborar plenamente projetos de arquitetura e engenharia. Esse estudo usará entrevistas com servidores usando perguntas fechadas e abertas e analisará esses dados usando abordagens quantitativas e qualitativas. O levantamento de dados será feito por meio de questionários com servidores públicos de IES que estão implementando o BIM.
Presidente - 1549249 - CARLO GABRIEL PORTO BELLINI
Interno - 2015058 - ROBERTO VILMAR SATUR