PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: MIGUEL FREITAS SOARES JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIGUEL FREITAS SOARES JUNIOR
DATA: 31/03/2022
LOCAL: https://meet.google.com/rcs-jtfb-dpq
TÍTULO: IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE COTA RACIAL DE INCLUSÃO DO NEGRO NO SERVIÇO PÚBLICO NUMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL – DIÁLOGOS POSSÍVEIS
PALAVRAS-CHAVES: Políticas Públicas. Lei 12.990/2014. Implementação de Política Pública. Aprendizagem Organizacional
RESUMO: Tem-se por objetivo neste estudo descrever a implementação da política pública de cota racial de inclusão do negro no serviço público federal, a Lei 12.990/2014, no âmbito da Universidade Federal da Paraíba/UFPB, e a aprendizagem organizacional – diálogos possíveis. A pesquisa é desenvolvida na perspectiva qualitativa de cunho interpretativo com referência na construção sócio -histórica do fenômeno trabalhado. A revisão da literatura foi realizada no período de abril a dezembro de 2021, quando se buscou investigar a produção dos seguintes eixos temáticos: A condição de ser negro e racismo; Movimento Negro, políticas públicas, ações afirmativas de cotas raciais; Implementação de políticas públicas de cotas raciais no serviço público e aprendizagem organizacional. Optou-se pela técnica de pesquisa documental; trabalhar-se-á com documentos que atendam os objetivos do estudo, desde a própria política – a Lei 12.990/2014 e suas normas complementares – até os documentos produzidos pela UFPB, a exemplo do Plano de Desenvolvimento Institucional, Regimentos, Resoluções, Portarias e Editais de concursos para cargos técnico-administrativos. O material identificado será organizado em tipos de documentos e nele se aplicará a análise de conteúdo temática. Espera-se, com esta pesquisa, além de refletir sobre as desigualdades sociais existentes e o racismo, evidenciar a implementação da política pública de cotas raciais na UFPB e possíveis diálogos com a aprendizagem organizacional, de forma a contribuir com o avanço da implementação de políticas públicas e a aprendizagem organizacional no serviço público, bem como impulsionar outros estudos nesse direcionamento.
Presidente - 337147 - MARIA DE FATIMA FERNANDES MARTINS CATAO
Interno - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND