PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANE DA CONCEICAO LIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYANE DA CONCEICAO LIRA
DATA: 31/03/2022
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: EMPREENDER ACIMA DE 50 ANOS: A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA (LIFELONG LEARNING) COMO FONTE GERADORA DE COMPETÊNCIAS PARA PERMANECER EMPREENDENDO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem ao longo da vida; Empreendedorismo; Competências para empreender. Empreender acima de 50 anos.
RESUMO: Em um contexto global onde forças múltiplas e complexas operam para transformar a sociedade das mais variadas formas, o que se percebe é uma transição do mundo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity) para um mundo BANI (Brittle, Anxious, Nonlinear, and Incomprehensible), seguindo as reflexões de Sibinelli (2020). A aceleração da transformação digital com a pandemia da COVID-19, agregou mais sentido a esses acrônimos, em função de duas revoluções interligadas, são elas: (1) a mudança do mundo do trabalho, e; (2) a mudança no mundo educacional, onde vivemos a revolução do conhecimento. Tudo isso exige mudanças no processo de desenvolvimento da sociedade. Nesse contexto pandêmico, tivemos, no Brasil, uma elevada taxa de desemprego, cerca de 14,1% (IBGE, 2020). Como saída para enfrentar a crise, o empreendedorismo foi a saída para inúmeras pessoas, incluindo o público acima de 50 anos, seja em busca de realizar seus sonhos e ser dono de seu próprio negócio e/ou outros por necessidade, devido ao desemprego e à dificuldade de recolocação profissional mediante retração do mercado devido à pandemia. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo compreender as práticas de Aprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong Learning) desenvolvidas pelo(a)s empreendedor(a)s paraibano(a)s acima de 50 anos, buscando mapear as competências necessárias para que pudessem seguir empreendendo durante a pandemia da covid-19. A pesquisa é caracterizada como qualitativa, serão entrevistados empreendedor(a)s acima de 50 anos que residam e/ou tenham seus negócios na cidade de João Pessoa/PB (não será considerado gênero sexual de segmentação ou segmento de atuação) e que durante o período pandêmico (março de 2020 a dezembro de 2021 - período de maior impacto da pandemia no Brasil), já empreendiam e permaneceram empreendendo. Os dados serão coletados por meio de entrevista aberta com questionário semiestruturado que serão gravadas e a análise dos dados se dará por meio de análise do conteúdo. Espera-se que, com essa pesquisa, seja possível identificar e mapear as competências empreendedoras desenvolvidas ao longo da vida e gerar assim um possível manual de boas práticas de aprendizagem.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES