PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIOLA CANDIDO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIOLA CANDIDO DA SILVA
DATA: 28/05/2015
LOCAL: Sala 211 CCSA
TÍTULO: A motivação implícita e a autodeterminação no contexto da eficácia gerencial: implicação para melhoria dos resultados educacionais de escolas públicas do ensino médio do Estado de Pernambuco
PALAVRAS-CHAVES: Motivação Intrínseca. Autodeterminação. Eficácia Gerencial. Indicadores de Desempenho. Gestão por Resultados.
PÁGINAS: null
RESUMO: Ao lançar em 2011 o Pacto pela Educação (PPE), o Governo de Pernambuco buscou fomentar uma política pública da educação para todos com qualidade e equidade, tendo como foco principal a melhoria de ensino, da aprendizagem e dos ambientes pedagógicos. Com a intenção de melhorar os índices de aprendizagem de seus alunos, implementou o Programa de Modernização da Gestão que está focado na melhoria dos indicadores educacionais do Estado, trabalhando a gestão por resultados com metas a serem atingidas. Na ultima apuração realizada em 2014 para determinar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Ensino Médio nas redes estaduais públicas, houve queda desse indicador em 16 unidades da federação. Diferentemente as redes estaduais de Pernambuco progrediram, apontando que este estado saiu do 18º lugar em 2007 para ocupar o 4º lugar em 2014 no ranking do Ideb no Ensino Médio. Em meio a esse cenário de crescimento, deparamo-nos com algumas escolas do estado que não conseguiram atingir as metas, apesar das ações implementadas. Este trabalho tem como objetivos investigar a motivação implícita e a autodeterminação no contexto da eficácia gerencial para melhoria dos resultados educacionais. A pesquisa será feita com enfoque descritivo e método qualitativo por meio da aplicação de técnicas e de questionários ao grupo de gestores do Ensino Médio de 40 (quarenta) instituições de ensino da rede pública do Estado de Pernambuco, sendo que duas escolas atingiram ou superaram os indicadores e duas não atingiram.
Presidente - 7337126 - MIGUEL MAURICIO ISONI
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ