PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA LINO OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA LINO OLIVEIRA
DATA: 20/05/2015
LOCAL: LLP/MPGOA
TÍTULO: O uso de TICs na educação: a visão de alunos e professores do Araripe Pernambucano sobre a introdução do equipamento Tablet-PC como material de apoio pedagógico
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias da informação e comunicação na educação; Política pública de inclusão digital; Tecnologia como material de apoio pedagógico
RESUMO: Na sociedade contemporânea, o uso das tecnologias da informação e comunicação em todos os setores, inclusive na educação, é uma realidade que aparenta tendência apenas ao crescimento e ao aprimoramento. Nos dias atuais, está sendo implantada na Rede Pública de Ensino de Pernambuco uma política de Inclusão digital que consiste em distribuir um equipamento de tecnologia da informação e comunicação para alunos do Ensino Médio para que eles o utilizem como material de apoio pedagógico no ambiente escolar e também fora dele. O avançado desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e de comunicação, como também a ampliação do seu uso, tem implicações culturais em todos os tipos de questões da sociedade atual, inclusive educacionais. Esta pesquisa objetiva caracterizar o uso de um equipamento de tecnologia da informação e da comunicação como material de apoio pedagógico por alunos e professores da Gerência Regional de Educação Sertão do Araripe, pertencente a Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, a partir da verificação das estratégias utilizadas pelos professores na utilização do equipamento no contexto da sala de aula, da identificação dos modos como os alunos estão utilizando o equipamento no contexto da sala de aula e fora desse contexto, do levantamento das facilidades/barreiras que esses sujeitos encontram no uso do equipamento como material de apoio pedagógico. Considerando os dados observados na pesquisa, pretende-se também sugerir estratégias didáticas de uso do Tablet-PC no ambiente escolar. É uma pesquisa eminentemente qualitativa, mas com algumas características quantitativas, que utilizará o questionário aberto como instrumento a coleta de dados.
Presidente - 1203616 - GUILHERME ATAIDE DIAS
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA