PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: JESSICA CAROLINA DE MEDEIROS NOBERTO

DISCENTE: JESSICA CAROLINA DE MEDEIROS NOBERTO
DATA: 03/11/2015
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: AÇÕES DE INFORMAÇÃO NA SECRETARIA DO CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS DA UFPB: UM ESTÍMULO À GESTÃO DA INFORMAÇÃO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Regime de informação. Gestão da informação. Aprendizagem organizacional.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O regime de informação de qualquer organização é constituído por atores, artefatos, dispositivos e ações de informação, onde a informação é considerada o insumo imprescindível. As ações informacionais podem atuar sobre os outros três elementos que compõem o regime de informação e contribuir para a melhoria da gestão da informação e aprendizagem organizacional. Atualmente, a Secretaria do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) carece de documentação e sistematização do seu regime de informação vigente. Para tanto, o objetivo desta pesquisa baseou-se na proposição de ações de informação que possam contribuir para o aprimoramento do uso da informação e aprendizagem contínua. A metodologia adotada consistiu na seleção dos principais processos que correspondem a 60% do volume total de trabalho, o que representou 14 tipos de assuntos, para serem mapeados e identificados os elementos constitutivos do regime de informação. Em seguida, foram propostas ações de informação e analisados os seus possíveis impactos à luz da literatura disponível. O resultado foi a propositura de um Manual Geral de Procedimentos (MGP) contendo a representação gráfica dos fluxos dos processos e a roteirização das suas formas de execução. Entende-se que o MGP, junto com o seu treinamento, representam ações de informação que atuam, respectivamente, sobre os dispositivos e atores do regime de informação, e podem contribuir para a melhoria da gestão da informação e aprendizagem organizacional ao tratar a informação desde a necessidade até o seu uso efetivo, de uma maneira sistêmica e interrelacionada.
Presidente - 424.971.244-34 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE - UFRJ
Interno - 873.393.744-34 - JOSE WASHINGTON DE MORAIS MEDEIROS - UFPB