PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: JOBSON LOUIS SANTOS DE ALMEIDA

DISCENTE: JOBSON LOUIS SANTOS DE ALMEIDA
DATA: 03/11/2015
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: A BIBLIOTECA COMO ORGANIZAÇÃO APRENDENTE: O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM INFORMAÇÃO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA.
PALAVRAS-CHAVES: Organizações aprendestes. Competências em informação. Biblioteca aprendente. Biblioteca multinível. Projetos educativos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: A biblioteca como organização aprendente exerce, principalmente, o papel educacional de desenvolver competências em informação em seus usuários, para que estes sejam dotados de conhecimentos, habilidades e autonomia para buscar, acessar e utilizar a informação nas mais diversas situações de aprendizagem. Isto consiste em um desafio nas bibliotecas pertencentes aos Institutos Federais de Educação, devido esta apresentar complexidade e finalidade notoriamente diferentes dos tipos de bibliotecas convencionais existentes, tais como a escolar e a universitária. Do treinamento à educação de usuários, muito se têm feito para tornar a biblioteca um espaço de aprendizagem nas últimas décadas, mas ainda não há estudos científicos que apregoem que as práticas educacionais já realizadas por outros tipos de bibliotecas sejam eficazes neste novo perfil de biblioteca. Faltam demonstrações teóricas na literatura científica para apresentar a este novo perfil de bibliotecário, atuante no supracitado contexto organizacional, qual a importância da gestão de projetos educativos aliada a uma filosofia organizacional aprendente para o desenvolvimento de competências em informação. O estudo se propôs, portanto, a investigar a relação entre o projeto educativo de desenvolvimento de competências em informação e o processo de transformação da biblioteca convencional em uma organização aprendente na perspectiva teórico-conceitual interdisciplinar das Ciências Sociais Aplicadas e da Educação. Metodologicamente a pesquisa é delineada como pesquisa-ação, de natureza qualitativa e de nível exploratório descritivo. Utilizou-se das técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação participante e organização de categorias para alcançar os objetivos traçados. Os resultados da pesquisa possibilitam compreender que a biblioteca dos Institutos Federais de Educação, pode ser classificada como um novo tipo de biblioteca quanto a sua finalidade, devendo denominar-se biblioteca multinível, por atender a usuários de variados níveis de ensino e formação, fato este que a diferencia dos tipos de biblioteca já estabelecidos. Para tal, estabeleceu uma rede conceitual de organização e articulação de categorias, oportunizando a produção de um projeto educativo construído a partir do estudo descritivo de uma biblioteca de um dos campus do Instituto Federal de Educação da Paraíba, atendendo ao propósito do Mestrado Profissional de contribuir com a elucidação e a melhoria da realidade organizacional, a partir de uma investigação científica. Afinal, um modelo de projeto educativo com a possibilidade de ser aplicado em várias bibliotecas da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é inédito e promissor. Conclui que a constituição do projeto educativo contribui no processo de transformação da biblioteca convencional em uma biblioteca aprendente e que a aplicação futura do projeto educativo, seu monitoramento e sua avaliação poderão revelar as possibilidades e limitações do processo em relação ao regime de informação.
Presidente - 424.971.244-34 - GUSTAVO HENRIQUE DE ARAUJO FREIRE - UFRJ
Interno - 3116045 - BERNARDINA MARIA JUVENAL FREIRE DE OLIVEIRA