PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: ANDERSON CORTEZ MATIAS

DISCENTE: ANDERSON CORTEZ MATIAS
DATA: 26/11/2015
LOCAL: Laboratório MPGOA
TÍTULO: GESTÃO PATRIMONIAL: Estudo Do Controle de Bens Móveis em uma Universidade Federal
PALAVRAS-CHAVES: Gestão patrimonial. Bens móveis. Controle patrimonial. Inventário.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: O exagerado peso que foi dado ao longo dos anos pelos gestores públicos e, até mesmo, pelos órgãos de planejamento e controle ao enfoque orçamentário e financeiro da gestão pública, em todas as esferas governamentais, praticamente relegaram a segundo plano a gestão patrimonial. Percebe-se na legislação patrimonial vigente certa carência no que diz respeito ao detalhamento dos procedimentos da gestão patrimonial, a saber: recebimento, tombamento, registro, inventário, preservação e desfazimento de bens. Essas lacunas da legislação merecem a busca de alternativas para a melhoria do efetivo controle e desempenho das atividades na gestão patrimonial, pois as quantidades e valores dos bens estão cada vez mais representativos dentro das instituições públicas. Nesse contexto, está pesquisa busca contribuir com o aperfeiçoamento da gestão patrimonial na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através de uma analise critica voltada para o controle, padronização, transparência, responsabilização e eficiência dessa gestão. O Objetivo desse estudo foi analisar o processo de gerenciamento dos Bens Móveis da UFRN. A pesquisa realizada se caracteriza enquanto tipo descritiva tendo como delineamento a pesquisa exploratória e de análise qualitativa. No processo de coleta de dados foi utilizada a observação participante no Departamento de Material e Patrimônio e a análise documental de relatórios emitidos pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC-UFRN). Concluiu-se com este estudo que o processo de gerenciamento dos bens móveis na UFRN é destinado apenas ao atendimento das disposições legais e que para aperfeiçoar a gestão patrimonial é necessário disciplinar e uniformizar procedimentos através de processos bem definidos para se ter um controle eficiente e eficaz de modo a reduzir custos e aumentar a transparência do controle dos bens.
Presidente - 7337126 - MIGUEL MAURICIO ISONI
Interno - 1117638 - WILSON HONORATO ARAGAO