PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: ROSA SYLVANA DA SILVA MOUSINHO

DISCENTE: ROSA SYLVANA DA SILVA MOUSINHO
DATA: 18/11/2015
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: Marketing para promoção de produtos e serviços em gestão de biblioteca: um estudo na divisão de serviços aos usuários da Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Marketing. Promoção. Unidades de Informação. Biblioteca Universitária. Gestão de Bibliotecas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO: O marketing vem sendo utilizado nas bibliotecas, como uma ferramenta de gestão, que auxilia ao gestor a melhorar o desempenho dessas unidades de informação e a promover com eficiência os seus produtos e serviços. Já o Endomarketing, consiste em ações de marketing, voltadas para treinar e motivar os servidores, visando aprimorar a cultura interna para atender bem aos usuários e a prestar bons serviços. Nesse contexto, o estudo objetivou analisar as ferramentas de marketing utilizadas pela gestão da Biblioteca Central da UFPB, para promoção de produtos e serviços da Divisão de Serviços aos Usuários. Metodologicamente, a pesquisa é um estudo de caso, de caráter descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa. Quanto aos meios, caracteriza-se como uma pesquisa de campo e bibliográfica. Os dados foram obtidos através de fontes primárias e secundárias, por meio de entrevistas semiestruturada e das fontes bibliográficas, sendo esses dados, apresentados sistematizados em tabelas. Para análises dos dados foi adotada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos, apontam para aplicação e o uso das ferramentas de marketing. Identifica e descreve as ferramentas de marketing utilizadas pela Divisão de Serviços aos Usuários; porém, confirma o fato de que a falta da continuidade do programa de Endomarketing e de capacitação e treinamentos dos servidores, dificultam a efetiva implementação do plano de marketing e do uso de suas ferramentas de uma forma mais ampla e efetiva. Além disso, os resultados revelaram, outros elementos mencionados pelos gestores que dificultam as suas ações na instituição. Demonstra a necessidade de elaboração de um planejamento, com ações administrativas que possibilitem mudanças, melhore a comunicação e as relações internas da organização e contribua para atingir os objetivos organizacionais com menos recursos e mais eficiência. Fortalece a afirmação que o gestor necessita estar constantemente capacitado e habilitado para exercer a sua função, bem como, possuir competências e habilidades para resolução de problemas.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS