PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: ERICSON ROBSON DE SOUSA BERNARDO

DISCENTE: ERICSON ROBSON DE SOUSA BERNARDO
DATA: 10/11/2015
LOCAL: MPGOA
TÍTULO: O uso da educação a distância na capacitação continuada de servidores técnico-administrativos numa Instituição Federal de Ensino Profissional e Tecnológico
PALAVRAS-CHAVES: Organizações Públicas Aprendentes. Aprendizagem Organizacional. Competências. Capacitação. Educação a Distância.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Administração de Pessoal
RESUMO: O mundo vem atravessando profundas e céleres mudanças, em que a incerteza é a certeza dominante. Nesse sentido, as organizações públicas vêm sendo impactadas, sobretudo, com a inserção e crescente avanço das tecnologias digitais e o redimensionamento de mercados frente à necessidade de entregar melhores resultados à sociedade, em que a sua sobrevivência dependerá de sua capacidade de aprender a aprender, tendo nas pessoas o seu ponto de partida para a resolução de problemas e enfretamento de desafios atuais agregando maior competitividade e eficiência organizacionais. A fundamentação teórica contextualiza os modelos de Gestão na Administração Pública e a emergência do paradigma de Organizações Públicas Aprendentes, aborda a aprendizagem organizacional e a gestão por competências. Apresenta a inserção da EAD nas organizações públicas, sua evolução histórica, sua utilização para fins de capacitação e encerra tratando das resistências e desafios da EAD para aprendizagem nas organizações públicas. O objetivo da presente pesquisa é investigar o uso da Educação a Distância (EAD) na capacitação dos servidores Técnico-Administrativos da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Assim sendo, foram delineados os seguintes objetivos específicos: (a) descrever o atual panorama da utilização da EAD para fins de capacitação de servidores Técnico-Administrativos no âmbito da Reitoria do IFPB, (b) identificar a EAD como ferramenta de Capacitação em serviço para o desenvolvimento de competências e, (c) identificar pontos positivos e negativos na utilização da EAD para fins de capacitação. A metodologia empregada na pesquisa classifica-se quanto a sua finalidade como aplicada, quanto à forma de abordagem do problema em quali-quantitativa, quanto ao atingimento dos objetivos em exploratória e no que diz respeito ao método, estudo de caso, em que o IFPB será a organização estudada. Para coleta de dados foram utilizados os instrumentos: análise documental, questionário e entrevista estruturada. O questionário foi aplicado aos servidores Técnico-Administrativos da Reitoria do IFPB, por meio da ferramenta de formulários eletrônicos Google Docs. A entrevista estruturada foi aplicada à Gestora de Capacitação e Qualificação Profissional devidamente gravada, transcrita literalmente e convertida em protocolo para extração da categorização temática. O tratamento e a análise dos resultados foram realizados pela abordagem da triangulação, procurando identificar linhas convergentes na compreensão do problema proposto. Os resultados da pesquisa apontam que a utilização da EAD na capacitação de servidores Técnico-Administrativos pode representar uma ferramenta estratégica para aprendizagem organizacional promovendo o desenvolvimento de competências coletivas pela promoção de competências individuais e a otimização da utilização de recursos para esta finalidade, sobretudo frente às severas restrições financeiras. Aponta ainda as vantagens e desafios em sua efetivação, em observância a normativos legais vigentes. O estudo conclui que a utilização da EAD na capacitação de servidores Técnico-Administrativos pode agregar maior eficiência organizacional aos seus processos internos por meio da aprendizagem continuada e o atingimento de sua missão institucional.
Presidente - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS VIEIRA
Interno - 1225094 - JORGE FERNANDO HERMIDA AVEIRO