PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: GABRIELA BANDIM NOGUEIRA MANSO

DISCENTE: GABRIELA BANDIM NOGUEIRA MANSO
DATA: 07/07/2022
LOCAL: On-line
TÍTULO: SIMULAÇÃO E MELHORIA DE PROCESSOS: proposta para automação do processo de solicitação para colação de grau coletiva
PALAVRAS-CHAVES: Mapeamento de processos, simulação, automação de processos, gestão da informação e do conhecimento, ISO/TR 26122.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO: As ferramentas para mapeamento, simulação, automação, análise e redesenho de processos mostraram-se essenciais para a otimização e aprimoramento da gestão organizacional. O presente estudo aplicou estas técnicas no processo de solicitação para colação de grau coletiva, com o objetivo de aperfeiçoar sua tramitação. A colação de grau coletiva é uma cerimônia acadêmica obrigatória para formalizar a finalização do curso pelos discentes concluintes. Por meio do gerenciamento processual, é possível influenciar positivamente a administração institucional, atuando, principalmente, na diminuição ou na eliminação de interferências e perdas. O objetivo geral deste trabalho é desenvolver uma proposta para a automação do processo de solicitação para colação de grau coletiva. Para realizar o trabalho em questão, tomou-se como base o programa de gestão de processos chamado Bizagi Modeler para elaboração do diagrama completo e preciso do processo. A diagramação realizada seguiu o padrão BPMN (Business Process Modeling Notation), a Notação de Modelagem de Processos de Negócios. A metodologia adotada neste trabalho é de natureza qualitativa. Os meios de coletas de dados escolhidos foram a análise documental, a realização de entrevistas semiestruturadas e a verificação por meio de um checklist elaborado segundo a ISO/TR 26122, de 2008. Foi aplicada uma adaptação da ferramenta SIPOC (Suppliers, Inputs, Process, Outputs e Customers) para processos informacionais, que ajudou a identificar os elementos relevantes e a obter uma maior compreensão, indicando as oportunidades de aperfeiçoamento. Por fim, efetuou-se uma análise apresentando uma proposta de melhoria através da remodelação do processo com foco na eliminação da burocratização excessiva e do retrabalho. E, foi realizada uma simulação dos processos (Original e Melhorado), utilizando-se o programa Bizagi Studio, para demonstrar e confirmar que o cenário com a proposta de melhoria implementada ofereceu um melhor resultado na sua execução e tramitação.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1749263 - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA