PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: ELISANDRA DOS SANTOS SILVA

DISCENTE: ELISANDRA DOS SANTOS SILVA
DATA: 20/07/2022
LOCAL: meet.google.com
TÍTULO: GESTÃO DE PESSOAS SE FAZ TAMBÉM COM ATORES NÃO-HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de Pessoas. Sociomaterialidade. Redes Sociotécnicas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Administração de Pessoal
RESUMO: É importante perceber que as estruturas organizacionais fazem parte de uma rede de atores humanos e não-humanos, os quais incluem a própria organização, bem como os seus recursos, colaboradores, insumos, e até mesmo o ambiente onde ela está inserida e os seus concorrentes, formando uma grande rede sociotécnica. Assim, o argumento basilar da presente pesquisa é que pessoas e objetos compartilham em seu ambiente cotidiano ideias, experiências e opiniões e dentro do seu ambiente de trabalho estabelecem relações formais e informais, valores, crenças que modificam sua forma de pensar e agir. Esses atores e suas conexões formam as redes por eles tecidas, as quais englobam conhecimentos, tecnologias e informações. Em virtude disso, o objetivo da dissertação foi analisar as relações, o fluxo e as rotinas de trabalho da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Estadual da Paraíba pelo olhar das redes sociotécnicas. Em termos teóricos, buscou-se base na sociomaterialidade e na Teoria Ator-Rede, também conhecida como Sociologia das Associações, abordando o conceito de social atrelado aos atores humanos e não-humanos e considerando os agregados sociais como algo a ser explicado por meio de associações. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa empírica que utilizou a pesquisa pós-qualitativa como abordagem, a etnografia das redes sociotécnicas como método de coleta e análise dos dados e, para a organização e compreensão do fluxo e teias que formam a rede sociotécnica da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, utilizou-se observação participante. A investigação, através do mapeamento da rede sociotécnica, identificou os arranjos e vínculos existentes entre os atores –humanos e não-humanos – da Pró-Reitoria. Constatou-se ainda que as performances dos indivíduos e artefatos influenciam – e podem interferir – nos resultados organizacionais, pois estão vinculadas às ações políticas, colaborativas, técnicas, tecnológicas, comunicacionais e midiáticas que englobam a toda a estrutura administrativa da Pró-Reitoria. Essa compreensão revela a necessidade de se pensar a organização de maneira holística e sistêmica, numa visão pós-humanista, na qual as práticas organizacionais são moldadas pelos vínculos, agências e performances de pessoas e objetos/coisas. De modo geral, percebeu-se que essas associações trazem à tona a inseparabilidade entre pessoas e artefatos, pois a gestão de pessoas se faz também com atores não-humanos.
Presidente - 1677135 - PATRICIA MARIA DA SILVA
Interno - 1749263 - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA