PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: CLEYTON SERGIO DE OLIVEIRA BARROS

DISCENTE: CLEYTON SERGIO DE OLIVEIRA BARROS
DATA: 28/07/2022
LOCAL: Videoconferência: https://meet.google.com/csd-ojaj-qbk
TÍTULO: INFLUÊNCIA DO PLANO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL SOBRE INDICADORES DE DESEMPENHO ACADÊMICO, DE EVASÃO E DE RETENÇÃO DOS DISCENTES COTISTAS ASSISTIDOS NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19 NA UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Avaliação de impacto. Políticas Públicas. Ensino Superior. PNAES. COVID-19.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Interdisciplinar
SUBÁREA: Sociais e Humanidades
RESUMO: Programas de assistência estudantil são parte das políticas públicas de inclusão social pela educação, como ações decisivas para promoção da equidade de discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas instituições de ensino superior (IES). A crise provocada pela pandemia pelo novo coronavírus (COVID-19) causou um impacto intenso sobre o modo como as pessoas aprendem, trabalham e vivem. Nesta crise sanitária, políticas educacionais de assistência estudantil contribuem para a garantia de direitos humanos e melhoria do desempenho acadêmico e permanência escolar de estudantes em alto risco social. O desempenho acadêmico e a permanência escolar são mensurados por indicadores da reorientação das próprias políticas públicas, e devem estar em constante monitoramento e avaliação nas IES. A presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar a influência do Plano Nacional de Assistência Estudantil sobre indicadores utilizados para medir o desempenho acadêmico, a evasão e a retenção dos discentes cotistas assistidos durante os períodos letivos atípicos na vigência da pandemia de COVID-19 no âmbito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Objetivou-se, especificamente, descrever o perfil socioeconômico dos estudantes cotistas assistidos pelo PNAES, comparar os indicadores de desempenho acadêmico, de retenção e de evasão entre estudantes cotistas assistidos e não assistidos pelo PNAES nos períodos letivos anteriores ao início da pandemia (2018.2 a 2019.2) e durante os períodos letivos suplementares na pandemia (2020.1 a 2021.1), assim como correlacionar variáveis do perfil socioeconômico com as do perfil acadêmico. Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo caracteriza-se como documental, retrospectivo e de abordagem quantitativa, com informações cadastradas nas bases de dados da Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (PRAPE) e Pró-Reitoria de Graduação (PRG) da UFPB. A população desta pesquisa compreendeu os estudantes dos cursos de graduação presenciais da UFPB onde ingressaram pelo sistema de cotas, e que apresentavam o status de matrícula ativo, trancado ou cancelado na instituição no período delimitado pela pesquisa. As variáveis estudadas foram coeficiente de rendimento acadêmico (CRA), quantidade de reprovações em disciplinas, status de matrícula, número de períodos acadêmicos faltantes para a conclusão do curso, além de variáveis do perfil socioeconômico dos estudantes. A análise dos dados foi estatística, por meio de procedimentos descritivos, e aplicação da técnica de avaliação de impacto de políticas públicas chamada diferenças em diferenças (DD), de Rosenbaum e Rubin (1983). Os resultados obtidos apontam que a influência do PNAES sobres os indicadores foi positiva, sobretudo no CRA dos cotistas, que elevaram sua média de 7,57 para 7,80, meis elevadas que as doscotistas não assistidos. Houve também uma redução de 9,7 pontos percentuais na quantidade de reprovações em disciplinas entre os estudantes assistidos, que também ficaram com menos reprovações que os cotistas não assistidos. Os indicadores de evasão, trancamentos e cancelamentos de matrícula mantiveram-se praticamente zerados. No entanto, com relação ao número de períodos acima do prazo letivo regular para integralização do curso, indicador de retenção, verificou-se uma elevação de 5% para 14,2% de estudantes assistidos com até dois períodos retidos, percentual superior aos dos não assistidos. Portanto, considerando a disparidade dos resultados encontrados nas comparações entre os dois grupos comparados e a comparação antes e depois do início do benefício do PNAES, favoráveis aos estudantes assistidos, e tendo em vista o propósito do programa, que é o de diminuir os efeitos da vulnerabilidade socioeconômica dos alunos assistidos, colocando-os no mesmo patamar dos alunos não assistidos, conclui-se que o programa foi efetivo para o grupo assistido, influenciando positivamente os indicadores avaliados.
Presidente - 1117944 - RILVA LOPES DE SOUSA MUNOZ
Interno - 330693 - EMILIA MARIA DA TRINDADE PRESTES