PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Phone
Not informed

News


Banca de DEFESA: TAMARA AURELIANO GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAMARA AURELIANO GOMES
DATA: 02/09/2022
HORA: 14:30
LOCAL: on-line
TÍTULO: FERRAMENTAS DE MAPEAMENTO, SIMULAÇÃO E MELHORIA DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS: AVALIAÇÃO DOS SOFTWARES BIZAGI E BONITA
PALAVRAS-CHAVES: gestão da informação e do conhecimento; mapeamento e gestão de processos de negócios; melhoria de processos; simulação; métodos multicritério de análise de decisão.
PÁGINAS: 167
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O modelo atual de gestão nas organizações demanda que seus processos sejam bem gerenciados para que possam alcançar os seus objetivos estratégicos. Dessa forma, o Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM) aliado a ferramentas de tecnologia da informação e comunicação, como os sistemas de gerenciamento de processos de negócios (BPMS), permite que as organizações extraiam os melhores resultados possíveis dos seus processos. Assim, o objetivo geral da presente pesquisa foi analisar e comparar duas ferramentas de mapeamento, simulação e melhoria de processos de negócios – os BPMS Bizagi e Bonita – para, posteriormente, submetê-los a um processo de tomada de decisão utilizando técnicas inerentes aos Métodos Multicritério de Análise de Decisão (MMAD). Os BPMS foram avaliados com base no seu desempenho no gerenciamento do processo de contratação de serviços de acesso a bases de dados de livros digitais, no formato em que era executado pela Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba até o ano de 2021. A metodologia adotada nesta pesquisa é classificada como descritiva, de natureza aplicada e de abordagem mista, utilizando técnicas próprias dos métodos quantitativo (a simulação e o método AHP) e qualitativo (o mapeamento com a notação BPMN, a análise com a ferramenta SIPOC e a aplicação do questionário presente no ISO/TR 26122:2008). Ao final da pesquisa, foi possível criar um modelo melhorado para o processo e verificar o funcionamento do Bizagi e do Bonita como ferramentas de gerenciamento de processos, observando que o Bizagi se apresentou como o BPMS mais adequado diante dos critérios selecionados.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1157816 - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS
Interno - 1749263 - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA
Externo ao Programa - 1672795 - MARIA DAS GRAÇAS GONÇALVES VIEIRA GUERRA
Externo à Instituição - ITALO JOSÉ BASTOS GUIMARÃES