PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: TAMARA AURELIANO GOMES

DISCENTE: TAMARA AURELIANO GOMES
DATA: 02/09/2022
LOCAL: on-line
TÍTULO: FERRAMENTAS DE MAPEAMENTO, SIMULAÇÃO E MELHORIA DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS: AVALIAÇÃO DOS SOFTWARES BIZAGI E BONITA
PALAVRAS-CHAVES: gestão da informação e do conhecimento; mapeamento e gestão de processos de negócios; melhoria de processos; simulação; métodos multicritério de análise de decisão.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O modelo atual de gestão nas organizações demanda que seus processos sejam bem gerenciados para que possam alcançar os seus objetivos estratégicos. Dessa forma, o Gerenciamento de Processos de Negócios (BPM) aliado a ferramentas de tecnologia da informação e comunicação, como os sistemas de gerenciamento de processos de negócios (BPMS), permite que as organizações extraiam os melhores resultados possíveis dos seus processos. Assim, o objetivo geral da presente pesquisa foi analisar e comparar duas ferramentas de mapeamento, simulação e melhoria de processos de negócios – os BPMS Bizagi e Bonita – para, posteriormente, submetê-los a um processo de tomada de decisão utilizando técnicas inerentes aos Métodos Multicritério de Análise de Decisão (MMAD). Os BPMS foram avaliados com base no seu desempenho no gerenciamento do processo de contratação de serviços de acesso a bases de dados de livros digitais, no formato em que era executado pela Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba até o ano de 2021. A metodologia adotada nesta pesquisa é classificada como descritiva, de natureza aplicada e de abordagem mista, utilizando técnicas próprias dos métodos quantitativo (a simulação e o método AHP) e qualitativo (o mapeamento com a notação BPMN, a análise com a ferramenta SIPOC e a aplicação do questionário presente no ISO/TR 26122:2008). Ao final da pesquisa, foi possível criar um modelo melhorado para o processo e verificar o funcionamento do Bizagi e do Bonita como ferramentas de gerenciamento de processos, observando que o Bizagi se apresentou como o BPMS mais adequado diante dos critérios selecionados.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1157816 - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS