PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: IRONALDO LEAL DE OLIVEIRA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRONALDO LEAL DE OLIVEIRA JUNIOR
DATA: 31/10/2022
LOCAL: Ambiente Virtual meet.google.com/stz-wjwy-hdv
TÍTULO: DESFAZIMENTO DE BENS PATRIMONIAIS EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Gestão Patrimonial; Desfazimento de Bens; Setor Público; Instituição Federal de Ensino Superior.
RESUMO: A gestão patrimonial é um processo que visa ao adequado planejamento, organização, controle, zelo, conservação e uso eficiente do bem público. Entre as atividades que compõem a gestão patrimonial no setor público, especial atenção deve ser direcionada ao desfazimento de bens, pois essa etapa tem o intuito de manter a fidedignidade dos registros contábeis e patrimoniais das instituições públicas. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo contribuir para a gestão patrimonial da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com ênfase no processo de desfazimento de bens. Especificamente, busca-se fazer um diagnóstico do processo de desfazimento de bens patrimoniais da UFPB, identificar os pontos críticos desse procedimento, e propor um modelo (normativa) de desfazimento de bens a ser utilizado no âmbito da UFPB, à luz da legislação e das práticas de gestão da administração pública. Para tanto, contextualiza-se o tema abordado a partir de reflexões teóricas sobre gestão patrimonial no setor público, modelos de gestão da administração pública, desfazimento de bens patrimoniais e a respeito da legislação aplicada ao desfazimento de bens patrimoniais no setor público. Como estratégia metodológica, a pesquisa se caracteriza como de abordagem qualitativa, a partir da realização de um estudo de caso único na UFPB. Para realização do estudo de caso, serão utilizadas como técnicas de coleta de dados a entrevista semiestruturada com membros da Divisão de Patrimônio da Pró-Reitoria de Administração (DIPA/PRA) da UFPB, com o gestor da PRA e com gestores locais dos Centros de Ensino, além da análise documental. Os dados serão analisados conforme a técnica de análise de conteúdo. Espera-se como resultado a proposição de uma normativa que trate sobre o desfazimento de bens patrimoniais, visando a sua adoção e utilização no âmbito da gestão patrimonial da UFPB.
Presidente - 2739440 - LUCILENE KLENIA RODRIGUES BANDEIRA
Interno - 1157816 - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS