PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: NATALY SOARES LEITE MORO

DISCENTE: NATALY SOARES LEITE MORO
DATA: 29/07/2022
LOCAL: Sala virtual meet.google
TÍTULO: BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS: avaliação da bibliografia básica e complementar de um curso de graduação em processo de avaliação pelo Ministério da Educação - MEC
PALAVRAS-CHAVES: biblioteca universitária; avaliação de curso; bibliografia básica e complementar.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: A presente pesquisa tem como objetivo analisar a conformidade da bibliografia básica e complementar de um curso de graduação da Universidade Federal da Paraíba - UFPB que está em processo de avaliação e o acervo da biblioteca setorial à qual o curso pertence. A fundamentação teórica traz estudos sobre a avaliação da educação superior no Brasil e sobre o histórico, organização, funcionamento e avaliação das bibliotecas universitárias no Brasil. A pesquisa insere-se na abordagem qualitativa e quantitativa e no estudo de caso. A coleta de dados foi feita mediante levantamento e análise da bibliografia básica e complementar do curso de Bacharelado em Antropologia do centro de Ciências Aplicadas e Educação, Campus IV da UFPB e seguiu os parâmetros de avaliação utilizado pelo Ministério da Educação – MEC. Foi realizada a análise do Projeto Pedagógico do Curso – PPC, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, do Portal de Periódicos da CAPES e da base de livros digitais denominada “Minha Biblioteca. A análise dos dados considerou os indicadores de avaliação dos cursos de graduação utilizado pelo Sinaes no momento da avaliação in loco. Verificou-se que o acervo bibliográfico do curso pesquisado obteve um conceito insuficiente. A análise mostrou a existência de pontos fracos na bibliografia básica e complementar, com ênfase na quantidade insuficiente de livros, a indicação de títulos esgotados no mercado e em menor número apresentou erros nas referências bibliográficas. Para sanar as deficiências apresentadas e facilitar o trabalho de docentes e do bibliotecário responsável pelo processo avaliativo, este estudo propõe um modelo de checklist da bibliografia, respeitando-se os parâmetros de avaliação do MEC. Ficou demonstrado também a necessidade do conhecimento pelo gestor da biblioteca, pelos docentes e bibliotecários, dos parâmetros utilizados no processo de avaliação dos acervos bibliográficos e adotarem a correta utilização do checklist proposto nesta pesquisa, e assim se obter um conceito avaliativo satisfatório.
Presidente - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ