PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: GETULIO ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GETULIO ALVES DA SILVA
DATA: 15/12/2022
LOCAL: Google meet
TÍTULO: FRAMEWORK DE CURSOS DE CIÊNCIAS DOS DADOS: IMPLEMENTAÇÃO A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem significativa; transformação digital; ciência de dados; desenvolvimento de habilidades; transporte rodoviário de cargas.
RESUMO: RESUMO A pesquisa se delineia no contexto da transformação digital ocorrida no âmbito da economia 4.0, trazendo uma necessidade de desenvolvimento de habilidades humanas para atender as necessidades do novo momento. A área de ciência de dados é um dos principais expoentes do atual momento. A pesquisa tem por objetivo investigar como os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa podem contribuir para a reestruturação de cursos para desenvolvimento de pessoas na área de ciência de dados para desenvolvimento de habilidades dos colaboradores em empresas do segmento transportador rodoviário de cargas. Foi criado um framework conceitual para orientar as ações de planejamento, estruturação dos conteúdos e reestruturação dos cursos a partir da teoria escolhida. Ao final, será construído um protótipo com os três cursos reestruturados a partir dos pressupostos da TAS. O percurso metodológico está pautado em quatro fases: diagnóstico do setor, análise documental dos cursos, modelagem do framework conceitual e reestruturação dos cursos. O diagnóstico já foi realizado e a análise propiciou elementos analíticos para a continuidade do trabalho.
Presidente - 1152128 - EDNA GUSMAO DE GOES BRENNAND
Interno - 1308654 - ALEXSANDRA CARVALHO DE SOUSA