PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLA GOUVEIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELLA GOUVEIA DA SILVA
DATA: 01/12/2022
LOCAL: https://meet.google.com/fcs-jprg-uxb
TÍTULO: LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO: uma análise das práticas de Gestão da Informação na transparência ativa e passiva na UFPB
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Acesso à informação; transparência pública; Lei de Acesso à Informação; gestão da informação.
RESUMO: O acesso à informação pública é um direito previsto pela Constituição Federal de 1988, que foi fortalecido com a promulgação da Lei de Acesso à Informação (LAI) 12.527/2011. Esse direito é um dos grandes recursos para o controle social sobre as atividades decorrentes da função administrativa dos órgãos públicos, por possibilitar a participação do cidadão, que passa a receber as informações oriundas da Administração Pública por meio da transparência ativa, podendo, também, requerê-las através da transparência passiva. Nesse contexto, a Gestão da Informação (GI) atua como ferramenta importante para atender a essas possíveis demandas, facilitando a busca e o acesso mediante o tratamento que dá para a informação, e projetando respostas mais rápidas e adequadas à sociedade. A GI passou a ser também um requisito indispensável nas estruturas e elementos estratégicos que conduzem as organizações, sobretudo, na Gestão Pública, que precisa estar qualificada para disponibilizar essas informações aos usuários. Sob essa conjuntura, esta pesquisa terá como objetivo analisar o processo da Gestão da Informação na transparência ativa e passiva, nas práticas de acesso e uso da informação no Departamento de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba, com vistas à aplicação da LAI. Este estudo terá uma abordagem qualitativa e quantitativa de caráter descritivo, e será desenvolvido a partir de uma pesquisa documental e de campo, com a utilização da técnica de análise de conteúdo e a aplicação de questionário, além do método da triangulação. Será feita a análise dos dados adquiridos com as respostas ao questionário, fazendo uso de operações estatísticas simples (média e percentual), e os dados serão tabulados e organizados em tabelas, gráficos e figuras na explanação dos resultados, para melhor compreensão e realização das análises. Os resultados servirão como base para a proposição de medidas que possibilitem melhorias na UFPB no tocante ao acesso e ao alcance das informações de interesse público, a iniciar pelo Departamento de Educação Física.
Presidente - 1726643 - CLAUDIALYNE DA SILVA ARAUJO
Interno - 2739440 - LUCILENE KLENIA RODRIGUES BANDEIRA