PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: MAURO PORFIRIO BARBOSA GUIMARAES JUNIOR

DISCENTE: MAURO PORFIRIO BARBOSA GUIMARAES JUNIOR
DATA: 06/12/2022
LOCAL: Ambiente Virtual meet.google.com/qxu-gxkx-kbb
TÍTULO: PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS ARQUIVÍSTICOS DIGITAIS: UM ESTUDO DOS FATORES QUE PODEM COMPROMETER O MÓDULO ELETRÔNICO DE PROTOCOLO DO SIPAC DA UFPB PARA OS GESTORES
PALAVRAS-CHAVES: Preservação digital. Documento digital. Novas tecnologias digitais.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Arquivologia
ESPECIALIDADE: Organização de Arquivos
RESUMO: As normas de preservação digital surgiram com base em uma ruptura de transição de paradigma para preservação, em que a custódia arquivística deixou de ser exclusivamente do arquivo e passou a ser compartilhada em um ambiente que necessita de requisitos e políticas de preservação, razão por que há um grande risco de se perderem informações nesse ambiente. Com o avanço das tecnologias, o documento digital pode sofrer com a obsolescência tecnológica, em hardware, software ou suporte, e ser facilmente alterado, perdido ou destruído se não houver o devido cuidado. No Brasil, pode ser imputado crime a quem desconfigurar ou destruir documentos, independentemente de suporte, como prevê a Lei 8.159/91, de arquivos públicos e privados. Portanto, os documentos precisam estar em consonância com as normativas, para que sejam considerados autênticos e confiáveis e corram menos riscos de se perder para sempre. Assim, o objetivo deste trabalho é de propor melhorias para preservar o documento nato digital do módulo eletrônico de protocolo do Sistema Integrado de Patrimônio e Contratos (SIPAC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Objetiva-se, especificamente, apresentar a cadeia de custódia do documento nato digital do módulo eletrônico de protocolo do Sistema Integrado de Patrimônio e Contratos (SIPAC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); identificar os meios existentes na UFPB de armazenamentos estáveis e medidas de segurança para garantir a autenticidade dos documentos arquivísticos digitais em longo prazo e propor melhorias para preservar o documento nato digital do módulo eletrônico de protocolo do SIPAC da UFPB. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cuja finalidade é de aprofundar a compreensão dos fenômenos. Para analisar os dados coletados, será utilizada, como método, a análise de conteúdo proposta por Bardin. O levantamento e a produção dos dados serão feitos em três etapas: na primeira, serão elaboradas entrevistas semiestruturadas para aplicar na amostra de arquivistas e na equipe de Tecnologia de Informação da UFPB; na segunda, serão especificados, a partir da literatura, os parâmetros de autenticidade para documentos arquivísticos digitais; e na terceira, será investigado se os requisitos necessários para considerar o documento arquivístico digital autêntico, a partir das respostas dos entrevistados, estão de acordo com a Resolução 37 do Conarq.
Presidente - 2739440 - LUCILENE KLENIA RODRIGUES BANDEIRA
Interno - 1726643 - CLAUDIALYNE DA SILVA ARAUJO