PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANA ADRIANO DE OLIVEIRA REITZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANA ADRIANO DE OLIVEIRA REITZ
DATA: 16/12/2022
LOCAL: CEDESP
TÍTULO: DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL SOB A ÓTICA DO PLANEJAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Recursos humanos; Gestão de pessoas; Planejamento de força de trabalho; Dimensionamento de pessoal
RESUMO: A gestão dos recursos disponíveis nas organizações, públicas e privadas, há muito vem sendo estudada como uma prática valiosa e necessária para que as instituições mantenham sua sustentabilidade. No âmbito público, é necessário que as instituições distribuam os recursos humanos e materiais disponíveis partindo das premissas de se atender às necessidades institucionais com a máxima efetividade, da forma mais eficiente possível. O presente estudo tem por objetivo analisar as repercussões da aplicação da metodologia de dimensionamento da força de trabalho (DFT), por meio do Sistema de Dimensionamento de Pessoas (Sisdip), sobre o planejamento da força de trabalho (PFT) técnico-administrativa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O estudo faz uso de referências identificadas em levantamento de literatura nacional e internacional, e descreve os parâmetros da metodologia de dimensionamento da força de trabalho, bem como as caraterísticas do Sisdip. A pesquisa a ser realizada caracteriza-se como descritiva e adotará uma abordagem qualitativa, a ser aplicada com servidores lotados em unidade de gestão de pessoas operacional dos quatro campi da UFPB, através de entrevista semiestruturada. Os resultados serão tratados através de análise de conteúdo. Pretende-se identificar as contribuições e lacunas do SISDIP para o planejamento da força de trabalho da UFPB.
Presidente - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA
Interno - 2665486 - WAGNER SOARES FERNANDES DOS SANTOS