PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de QUALIFICAÇÃO: ÁLLYSSON ALBUQUERQUE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÁLLYSSON ALBUQUERQUE ANDRADE
DATA: 19/12/2022
LOCAL: Por Google Meet: meet.google.com/fxc-gzvq-yvr
TÍTULO: CULTURA DIGITAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: o trabalho remoto e as novas competências para procedimentos de negociações e compras do IFPB
PALAVRAS-CHAVES: Gestão do conhecimento; competência em informação; compras públicas; Administração Pública; IFPB
RESUMO: As organizações públicas, em tempos de cultura digital, precisam se atualizar em todos os níveis e atividades e isso se alcança mediante o gerenciamento informacional e a estruturação de uma organização aprendente, através dos modelos existentes e aplicáveis de competência digital e de informação. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, autarquia federal de regime especial vinculada ao Ministério da Educação – MEC, desempenha importância estratégica nas regiões onde possui um campus, do litoral ao sertão do estado, uma vez que além de ofertar cursos que promovem o desenvolvimento profissional, tecnológico e humanístico, desenvolve projetos capazes de transformar a sociedade. Pela relevância dos serviços ofertados, faz-se necessário manter um bom gerenciamento dos procedimentos de contratações do instituto, uma vez que a eficácia destes irão garantir a continuidade dos serviços prestados, assim como servir como parâmetros para o planejamento das contratações futuras. O gestor de compras e licitação é a figura responsável pela instrução procedimental de compras públicas, enfrentando inúmeros desafios em suas atividades e buscando se adequar à nova forma de trabalho remoto. Nessa perspectiva, este estudo tem como objetivo compreender como o trabalho remoto e as novas competências necessárias para procedimentos de negociações e compras do IFPB em tempos de cultura digital na Administração Pública, alteraram o proceder profissional e organizacional obrigando estes a terem novos aprendizados. Especificamente, busca-se mapear o fluxo ordinário dos procedimentos de compras públicas no âmbito do IFPB, identificar as dificuldades enfrentadas, interpretar como as competências para procedimentos de compras públicas (atividade-meio) influenciam nos resultados organizacionais (atividades finalísticas) do IFPB e estudar como a cultura digital fez as organizações públicas e as profissões a terem de voltar a ser aprendentes. Para isso, contextualiza-se o tema abordado a partir das teorias sobre gestão do conhecimento, competência em informação e organizações aprendentes, além da legislação aplicável aos procedimentos de compras públicas A metodologia proposta para este estudo, quanto aos meios, será bibliográfica e de campo. Quanto aos fins, a pesquisa tem caráter exploratório e descritivo, com a utilização de estudo de caso. A coleta de dados será realizada através de um questionário que será aplicado ao grupo de gestores de compras e licitação do IFPB. A partir de uma análise qualitativa-quantitativa, os dados serão analisados conforme o método Servqual. Os resultados servirão como base para a proposição de um modelo ou manual procedimentalizado de gerenciamento informacional, a partir das teorias da gestão do conhecimento nas organizações e dos modelos de competência digital e de informação.
Presidente - 2015058 - ROBERTO VILMAR SATUR
Interno - 1157816 - GABRIELA TAVARES DOS SANTOS