PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: DAYANE DA CONCEICAO LIRA

DISCENTE: DAYANE DA CONCEICAO LIRA
DATA: 23/05/2023
LOCAL: Sala da Direção do CE
TÍTULO: APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA E EMPREENDEDORISMO DEPOIS DOS 50 ANOS: UMA ANÁLISE DE EMPREENDEDORES PARAIBANOS NO CONTEXTO PÓS PANDEMIA DA COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagem. Aprendizagem ao longo da vida; Empreendedorismo; Competências para empreender. Empreender acima de 50 anos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Administração de Recursos Humanos
RESUMO: A pandemia da COVID-19 instaurou uma onda de incerteza na sociedade no que tange a economia brasileira, visto que a pandemia provocou uma brusca interrupção das atividades econômicas, gerando uma forte retração da economia (RODRIGUES E GUIMARAES JUNIOR, 2021). Com uma elevada taxa de desemprego, a saída encontrada por muitas pessoas foi apostar no empreendedorismo. Diante do cenário de desemprego, o público acima de 50 anos encontrou o momento certo para empreender; alguns em busca realizar seus sonhos e ser dono de seu próprio negócio e outros por necessidade. Sabendo que as discussões sobre formação, emprego e desemprego têm ocupado um lugar de destaque na agenda internacional. Nesse sentido, é notório que estamos sempre passando por momentos de aprendizagem ao longo da vida, se aprende em todos os contextos escola, faculdade, trabalho, interações sociais no mundo em geral (SITOE, 2006). A aprendizagem ao longo da vida é um conceito bastante utilizado atualmente no meio pessoal e profissional, ainda que não possua uma definição concreta, conforme Alheit e Dausien (2006). Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo compreender as práticas de aprendizagem ao longo da vida que estão sendo desenvolvidas por empreendedores paraibanos acima de 50 anos para desenvolver as competências necessárias para seguir empreendendo na (pós) pandemia da Covid-19. No tocante à metodologia esta foi uma pesquisa com abordagem caracterizada como qualitativa, cuja coleta de dados ocorreu por meio de história oral e a análise de dados por intermédio da análise dos discursos. Foi percebido que, existe um vínculo direto entre os quatros pilares fundamentais do aprendizado ao longo da vida com a teoria apresentada por Rabaglio (2004) apud Lengler e Dalmau (2016), que trata das competências como o agrupamento do CHA: conhecimento, habilidade e atitude. Aprender, reaprender, se reconhecer aprendente ao longo da vida foram algumas das evidências expostas pelos sujeitos objeto de estudo dessa pesquisa. Ademais, identificou-se que os aspectos relacionados às competências comportamentais são os fatores que mais demandam esforço de aquisição, mas agregam alto resultado para todos os envolvidos na pesquisa no campo do empreendedorismo. A pesquisa traz subsídios para pesquisadores, professores, gestores e sobretudo para empreendedores e futuros empreendedores, a terem uma melhor compreensão à cerca das práticas empreendedoras que geram competências necessárias para permanecer empreendendo em um contexto de crise e adversidade, tal como apresentou como os quatro pilares do aprendizado ao longo da vida demonstram como a educação engloba muito mais do que o senso comum imagina, corroborando assim com o objetivo da UNESCO.
Presidente - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ
Interno - 338394 - MARIA DA SALETE BARBOZA DE FARIAS