PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: SHIRLEY RENATA DA SILVA BARBOSA

DISCENTE: SHIRLEY RENATA DA SILVA BARBOSA
DATA: 26/06/2023
LOCAL: meet.google.com/onz-covn-jtc
TÍTULO: MAPEAMENTO, ANÁLISE E MELHORIA DE PROCESSOS: FASE INTERNA DE AQUISIÇÃO DE BENS, POR PREGÃO ELETRÔNICO TRADICIONAL, NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
PALAVRAS-CHAVES: Gestão de processos. Mapeamento de processos. Licitação. Aquisição de bens.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
RESUMO: O presente estudo objetivou realizar o mapeamento, identificar empecilhos e sugerir melhorias da fase interna do processo de aquisição de bens, por pregão eletrônico tradicional, na Universidade Federal de Campina Grande. As inferências foram materializadas por meio da metodologia de modelagem de processos chamada Business Process Modeling, e a opção de software utilizada para representar graficamente a modelagem do processo foi a do Bizagi. Para auxiliar no desenvolvimento da descrição, análise e validação do mapeamento, foi aplicada a metodologia com a ferramenta SIPOC, a verificação de conformidade com a Lista de Verificação baseada no resumo da ISO/TR 26.122 de 2008 e a análise de valor agregado. Deste modo, esse aparato permitiu não apenas representar as atividades de um processo, sem esquecer os fluxos da informação atrelados, as pessoas que as executam e seus papéis, a sequência lógica na qual são executadas e os eventos ligados a ela, mas também documentar o processo para que se possa identificar as áreas que precisam ser aperfeiçoadas.
Presidente - 1253974 - WAGNER JUNQUEIRA DE ARAUJO
Interno - 1749263 - JULIANNE TEIXEIRA E SILVA