PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: MARCELINA FELIX DOS SANTOS

DISCENTE: MARCELINA FELIX DOS SANTOS
DATA: 28/06/2023
LOCAL: Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA AGILIDADE MEDIADA PELO USO DO MÉTODO SCRUM EM EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE PARA CONVERSÃO DO CONHECIMENTO.
PALAVRAS-CHAVES: Agilidade organizacional. Conversão do conhecimento. Equipes de alta performance. Gestão do conhecimento. Scrum.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração de Empresas
ESPECIALIDADE: Administração de Recursos Humanos
RESUMO: As empresas buscam continuamente se posicionarem frente à competitividade do mercado de forma ágil e inovadora. Além desse quesito, fomentam o conhecimento de modo a constituírem espaços de visão holística e sistêmica, que possibilitam enxergar os problemas de forma rápida, proativa e vislumbrar oportunidades. A agilidade organizacional é o combustível necessário para responder às mudanças por eficiência, eficácia e efetividade, a fim de que consigam competir em um mercado global e altamente concorrido. No início do século XXI surgem práticas reconhecidas como Metodologias Ágeis, essas passam a ser preferência em detrimento aos métodos tradicionais, por terem características de incentivo ao trabalho coletivo. Elas são voltadas para entregas mais rápidas baseadas em ciclos mais curtos, com potencial de disseminação de conhecimento. Atualmente, adotar um ecossistema de aprendizagem na conversão do conhecimento, alinhado à metodologia ágil SCRUM, é um caminho a ser perseguido. Pois, configura-se como alternativa de destaque na concepção de flexibilidade e velocidade, exigências que o mercado promove, tanto por questões de adaptabilidade como de permanência no mercado mundial. A presente pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, tem como objetivo avaliar, utilizando o método SCRUM, a agilidade das Equipes de alta performance em uma Instituição Financeira, localizada na cidade de Porto Alegre/RS. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário aplicado aos líderes da organização. As análises de conteúdo foram elaboradas através de medidas estatísticas básicas para alcançar o perfil dos líderes da Instituição Financeira em questão. Como resultado desta pesquisa, conclui-se que a metodologia SCRUM agrega valores, sendo capaz de gerar responsabilidade, conhecimento, confiança, aprendizado contínuo, agilidade nas respostas e entregas, fomento à multidisciplinaridade, interação e, consequentemente, disseminação de conhecimento entre os membros da equipe de alta performance.
Presidente - 1448867 - JOSILENE AIRES MOREIRA
Interno - 2015058 - ROBERTO VILMAR SATUR