PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: ANDRÉ LUIS COELHO FERNANDES

DISCENTE: ANDRÉ LUIS COELHO FERNANDES
DATA: 30/06/2023
LOCAL: Sala Virtual
TÍTULO: HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL: AVALIAÇÃO DE PÓS OCUPAÇÃO EM RESIDENCIAL NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB
PALAVRAS-CHAVES: Habitação de Interesse Social; Setor Público; Políticas Públicas.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Política e Planejamento Governamentais
RESUMO: Os desafios urbanos são complexos e de difícil enfrentamento por parte do poder público. Entre os quais, o déficit de moradia para pessoas de baixa renda se encontra entre os mais relevantes. A Habitação de Interesse Social, tema central deste estudo, propõe adotar uma perspectiva atual de habitabilidade, enquanto um novo conceito de moradia, do entorno e das peculiaridades dos beneficiários a serem selecionados para sua ocupação. Esta pesquisa tem como objetivo principal avaliar a pós-ocupação do Residencial Jáder Soares Pimentel, com a finalidade de aperfeiçoamento das ações e política de habitação de interesse social da Prefeitura Municipal de Guarabira/PB - PMG. Para tal foi conduzida previamente uma pesquisa bibliográfica e documental para se conhecer a literatura nacional e internacional, bem como ter acesso as legislações e documentos do empreendimento estudado. Para se alcançar uma triangulação que conferisse maior rigor metodológico e imersão no campo, foi realizada a coleta de dados através de três instrumentos de coleta de dados: questionário (moradores), roteiro de entrevista focal (equipe de habitação) e roteiro de observação de campo (visita in loco). Adotou-se a abordagem quantitativa e qualitativa, conforme a natureza dos dados. Os dados quantitativos (242 respondentes) foram submetidos a análise multivariada. Os dados qualitativos foram submetidos a análise de conteúdo. Identificou-se como itens com melhor avaliação: posto de saúde; ventilação e iluminação direta nos cômodos dos apartamentos equipamentos comunitários adaptados a pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida, nível de violência urbana, conhecimento das ações do poder público, coleta de lixo, satisfação com a rede elétrica e acesso de pedestres. As piores avaliações foram: quadra de esportes, posto de polícia, centro de assistência social, acesso à creche infantil, oportunidade para que jovens sejam inseridos em atividades de esporte, lazer e cultura, participação dos moradores na conservação dos equipamentos e grupos de convivência e de participação social. Para as comparações entre os grupos, foram utilizados os testes de Análise de Variância e teste t de Student, com procedimentos de correção (bootstrapping). Através dessas comparações foram identificadas diferenças significativas entre alguns grupos. Com base nos resultados encontrados, foram apresentadas sugestões de aperfeiçoamento da política pública de habitação do município e para as etapas seguintes do Residencial.
Presidente - 2665486 - WAGNER SOARES FERNANDES DOS SANTOS
Interno - 1792396 - ADRIANA VALERIA SANTOS DINIZ