PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES APRENDENTES (MPGOA)

Not informed

Banca de DEFESA: TATIANA ADRIANO DE OLIVEIRA REITZ

DISCENTE: TATIANA ADRIANO DE OLIVEIRA REITZ
DATA: 28/06/2023
LOCAL: MEET - VIDEO CONFERENCIA
TÍTULO: Sistema de Dimensionamento de Pessoas e o Planejamento da Força de Trabalho na Universidade Federal da Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Recursos humanos; Gestão de pessoas; Planejamento de força de trabalho; Sistema de Dimensionamento de pessoal
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Administração de Pessoal
RESUMO: A gestão dos recursos disponíveis nas organizações, públicas e privadas há muito vem sendo estudada como uma prática valiosa e necessária para que as instituições mantenham sua sustentabilidade. No âmbito público, é necessário que as instituições distribuam os recursos humanos e materiais disponíveis, partindo das premissas de se atender às necessidades institucionais com a máxima efetividade, da forma mais eficiente possível. O presente estudo tem por objetivo analisar a aplicabilidade do Sistema de Dimensionamento de Pessoas (Sisdip) para o planejamento da força de trabalho técnico-administrativa da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A teoria que fundamenta esta investigação aborda estudos sobre planejamento em gestão de pessoas e planejamento da força de trabalho, consolidando as etapas e elementos de planejamento aplicáveis à Administração Pública. Da mesma maneira, foram levantados materiais que caracterizam a ferramenta Sisdip e descrevem suas funcionalidades. A pesquisa realizada caracteriza-se como descritiva, exploratória, e de abordagem qualitativa. O método escolhido foi o estudo de caso, realizado por meio da análise documental e da realização de entrevistas a agentes de gestão de pessoas da UFPB. As entrevistas foram desenvolvidas a partir de um roteiro semiestruturado, tendo sido gravadas e transcritas. Para a análise dos dados foi utilizado o método de análise de conteúdo. Os resultados e discussões foram divididos em duas partes. Na primeira, são estabelecidas as questões mais relevantes no que diz respeito ao planejamento da força de trabalho técnico-administrativa da UFPB, tais como: criação de cursos, aumento das demandas, rotatividade, existência de mão de obra não produtiva, elevado número de aposentadorias e de servidores em abono de permanência, aumento nos índices de adoecimento após a pandemia do Covid-19, extinção de cargos, redução do quadro funcional e ocorrências de desvio de função. Na segunda parte são descritos os dados e relatórios fornecidos pelo Sisdip, associando essas informações às demandas existentes na UFPB relativas ao planejamento de pessoal. Os resultados da pesquisa indicam a relevância do Sisdip para o planejamento da força de trabalho técnico-administrativa na UFPB, consistindo em uma ferramenta capaz de processar uma ampla variedade de dados, e de fornecer importantes indicadores de pessoal e de produtividade. Ao final, apresentam-se as limitações do estudo e algumas recomendações, como a necessidade de aprofundamento teórico acerca da temática de planejamento de pessoal, aliada a iniciativas dos setores de planejamento e de gestão de pessoas da UFPB, para a institucionalização de um método de planejamento da força de trabalho técnico-administrativa da Universidade. Da mesma forma, sugere-se que eventual metodologia de planejamento aponte quais relatórios e indicadores do Sisdip serão utilizados, e em que periodicidade, a fim obter proveito das facilidades conferidas pelo uso da ferramenta. Também se propõe que sejam aprofundados estudos acerca do levantamento e da análise das questões qualitativas do planejamento de pessoal, bem como da interpretação de dados e realização de inferências a partir dos dados gerados pelo Sisdip.
Presidente - 1514367 - RITA DE CASSIA DE FARIA PEREIRA
Interno - 2665486 - WAGNER SOARES FERNANDES DOS SANTOS